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domingo, dezembro 22, 2024
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Ponte deve proporcionar retorno de fauna marinha à Baia de Guaratuba

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Durante os estudos ambientais realizados para a nova Ponte de Guaratuba, no Litoral, especialistas observaram que ela deverá trazer importantes benefícios para a fauna marinha local, contribuindo para a recuperação de um ecossistema prejudicado por anos de intenso tráfego de ferry boats e balsas, possibilitando até o retorno de fauna para a baía.

Após a conclusão da obra, a Ponte de Guaratuba substituirá a travessia por ferry boat, que é a principal fonte de ruído antropogênico subaquático na baía, considerada por especialistas como um fator negativo de grande impacto no comportamento dos cetáceos, como golfinhos, botos e baleias.

Durante o monitoramento da fauna na baía de Guaratuba realizado antes das obras, foi avistado apenas um par de botos-cinza, a sete quilômetros da região da ponte, enquanto décadas atrás avaliações constataram a presença de até 32 desses animais na baía. A redução da população pode ser atribuída ao aumento do tráfego de ferry boats nos anos subsequentes, além do maior fluxo de outras embarcações.

Durante uma das campanhas de levantamento da fauna, foi registrado um ruído subaquático equivalente a 241 decibéis, um dos mais altos documentados no Paraná e em áreas de monitoramento de cetáceos.

De acordo com o relatório embasado em diversos estudos sobre esses animais, o ruído gerado por atividades humanas afeta o comportamento, a saúde, a distribuição de grupos e a dinâmica populacional de golfinhos e botos, podendo resultar no deslocamento desses animais para longe das fontes de ruído.

Os benefícios da construção da Ponte de Guaratuba e encerramento da atividade do ferry boat devem se estender às tartarugas marinhas e também às diversas espécies de peixes observados na baía, que contarão com um ambiente melhor para alimentação, reprodução e descanso.

GOLFINHOS – No litoral paranaense as espécies mais comuns de cetáceos são o boto-cinza (Sotalia guianensis), a toninha (Pontoporia blainvillei) e o boto-caldeirão (Tursiops truncatus).

OBRA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros, e canal de navegação de 17 m de altura por 90 m de largura. Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.

A obra terá prazo de 24 meses para a execução após emissão da Licença de Instalação, atualmente em análise no Instituto Água e Terra (IAT). A estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

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