O ex prefeito de Curitiba Jaime Lerner deve estar se virando no túmulo, o legado dele de uma Curitiba da criação e da inovação está sendo substituída na gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) pelo nada se cria, tudo se copia, o módulo da Estação Prisma Solar Agrárias não tem novidade nenhuma, é uma remodelação, com algumas pequenas modificações das realizadas em Bogotá, na Colômbia, no início deste século, para a instalação do novo sistema de transporte coletivo, que na época era de caos na cidade e sem itinerários definidos dos ônibus.
Em 2007, conheci o modal colombiano e os modelos das estações, agora sendo implantados na capital do Paraná.
Uma coisa é certa, na época do Jaime Lerner, exportávamos inovações urbanísticas e ditávamos o modelo de um transporte coletivo eficiente.
Hoje copiamos.
Na falta de um urbanista de verdade, que deixou Curitiba pronta para os próximos 50 anos, Curitiba sofre com essa sucessão de prefeitos incompetentes. O novo projeto que pouco tem de novo, além de horríveis, pois parecem tumulos negros são absurdamente caras comparado ao lindo legado da era Lerner. Greca tenta apagar o legado Lerner com seu péssimo gosto e desempenho como prefeito.
Muitos devem estar irritados, principalmente as empresas que tinham exclusividade na manutenção das estações antigas e cobravam horrores para trocar vidros e arrumar portas…..
Em Curitiba o planejamento urbano, que deveria ser feito pelo Ippuc, acabou faz tempo!
Essa é a Curitiba que não queremos. Por isso o Greca vai vazar no final do ano e nunca mais terá nada na política. Será uma recordação ruim. De um tempo onde o curitibinha não vai querer saber
Em Maringá também teve um prefeito que era chamado de cópia.
Oloco, achei que teria uma crítica, uma análise ou resenha sobre o novo modelo das estações – que terão via exclusiva – e a única coisa que foi falado é que existe esse modelo em Bogotá, que por sinal, é referência a nível mundial no sistema criado por Jayme Lerner. Aí é fácil comentar política…