spot_img
domingo, dezembro 22, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáProjeto de Horto de Medicais pode prosperar no Paraná

Projeto de Horto de Medicais pode prosperar no Paraná

spot_img
spot_img

Os deputados estaduais Tercilio Turini (PSD) e Goura (PDT) visitaram o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar) e conversaram com dirigentes e pesquisadores sobre o projeto de criação do Horto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. A intenção é realizar um trabalho de conservação genética e desenvolvimento tecnológico para documentar espécies de plantas, criar acervo, produzir mudas e capacitar produtores no cultivo comercial no Paraná.

O pesquisador Daniel Soares Alves disse que o Horto abre espaço para identificar, caracterizar e perpetuar espécies de plantas, bem como pesquisar e extrair princípios ativos que possam originar produtos terapêuticos, medicamentos, itens aromáticos e condimentos. O investimento necessário é de R$ 1,7 milhão na construção de canteiros, estufas, berçários/casas de vegetação, alambrados, área administrativa, salas técnicas e de treinamento. O IDR/Iapar dispõe de área de 10 mil metros quadrados para implantação do Horto.

Tercilio Turini achou interessante o projeto e se dispôs a trabalhar em parceria com o deputado Goura para defender junto ao Governo do Estado a criação do Horto. “A pesquisa de plantas medicinais é fundamental para conhecer novos benefícios à saúde a partir de princípios ativos usados na formulação natural e na manipulação química.  A procura por alimentação saudável também amplia mercado para plantas aromáticas e condimentares. Com a expertise do IDR-Iapar, um projeto como esse pode desenvolver mais opções de cultivo aos produtores rurais”, comentou o deputado Turini.

“Essa nossa emenda para a construção de um horto de plantas medicinais no IDR-PR em parceria com a UEL é um investimento importante para garantir a conservação genética, o desenvolvimento tecnológico e a qualificação de agricultores para atender a demanda de plantas medicinais do programa Farmácia Viva do SUS. Nós defendemos sempre mais saúde, mais ciência para beneficiar toda a população”, complementou Goura, falando da emenda no valor de R$ 280 mil apresentada juntamente com Turini à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Participaram da reunião quarta-feira à tarde os diretores do IDR-Iapar Rafael Fuentes e Altair Dorigo, o professor da UEL José Eduardo Lahoz que falou sobre o herbário da universidade, o pesquisador e ex-presidente do Iapar Onaur Ruano e assessores dos deputados Tercilio Turini e Goura.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -