A deputada federal Rosangela Wolff Moro (UB-SP) esteve na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para conversar sobre a política nacional e estadual, além da luta e defesa pelos 13 milhões de brasileiros que têm doenças raras com o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (UB) .
Rosângela atua na área há mais de 20 anos, é autora do livro “Doenças Raras e Políticas Públicas: Entender, Acolher e Atender”, que retrata avanços conquistados pelos pacientes no Brasil e é reconhecida no Estado pela luta incansável que envolve especialmente as APAES. É natural vê-la destacar a importância do diagnóstico e tratamento para que essas pessoas tenham uma boa qualidade de vida, uma vez que 80% dos casos são de origem genética e 7 mil doenças catalogadas são de difícil diagnóstico, crônicas, progressivas e que deixam sequelas graves em crianças, adultos, adolescentes e idosos.
O deputado Luiz Fernando Guerra, defensor da saúde, destaca a importância da sensibilidade social. “É necessário que tenhamos respeito e sensibilidade, além de estudos e propostas para que possamos proporcionar condições cada vez melhores para o cidadão que possui alguma doença, seja ela rara ou não. Não podemos criar barreiras, muitas vezes invisíveis. É nosso papel tratar o tema com responsabilidade e gerar possibilidades de tratamentos em todas as esferas, e o trabalho realizado por Rosângela Moro sempre foi exemplo e inspiração nacional”, destacou o deputado.