O jornalista Alborghetti Neto conta no portal XV Curitiba que tem uma entrevista especial com a deputada estadual do Paraná e segunda secretária da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Maria Victoria, do Progressistas. Na conversa a presidente estadual do PP revela que o nome dela está na mesa para disputar a Prefeitura de Curitiba, uma das cidades que ela representa. Vamos descobrir quais são seus lugares favoritos na cidade, restaurantes que ela gosta de frequentar, e também saber um pouco mais sobre as preferências pessoais dela, como filmes e séries prediletas, ídolos e bebidas favoritas. Esperamos que essa entrevista seja uma oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre a relação da deputada com a cidade de Curitiba e, quem sabe, descobrir novos lugares para visitar e conhecer. Vamos lá!
Qual seu lugar favorito em Curitiba?
Gosto muito do Largo da Ordem, de passear pela feirinha aos domingos e visitar o Palácio Garibaldi. Também tenho um carinho grande pelo Bosque do Alemão, que fica pertinho da minha casa. Sempre que tem sol passeamos com as meninas por ali.São lugares especiais e que tenho memórias felizes!
Olha, tenho alguns locais preferidos. Sou cliente assídua do Osteria Capitolina, que fica pertinho do trabalho e tem um ótimo menu executivo. Adoro os sanduíches do Ciao. Um mix de restaurante e salumeria super simpático. E em casa pedimos bastante as pizzas do Funiculli e o strogonoff do Bar do Pachá.
Como representante do povo paranaense, quais são as suas prioridades e projetos para o futuro próximo?
Primeiro agradeço a confiança e a oportunidade de representar mais uma vez a população paranaense na Assembleia Legislativa. Trabalho pela melhoria da educação, por mais investimentos na primeira infância, por políticas públicas mais eficientes em relação às Doenças Raras e pela proteção e direitos das mulheres. Sou municipalista, o fortalecimento dos municípios é minha prioridade. Destinar recursos para obras e investimentos que melhorem efetivamente a vida de quem mais precisa.
Sobre o futuro próximo: Sou pré-candidata a prefeita de Curitiba pelo PP. Mas, isso não é uma decisão apenas minha, é uma decisão que leva em consideração diversos aspectos. A decisão será tomada pelo grupo mais pra frente. Estou à disposição do grupo do Progressistas e dos curitibanos para trabalhar pela cidade. Já disputei a eleição em 2016 e fizemos uma campanha propositiva. Fiquei atrás apenas do prefeito Greca, do deputado Ney Leprevost e do ex-prefeito Gustavo Fruet. Posso dizer que foi uma campanha de grande aprendizado. Agora estou mais experiente e creio que posso contribuir bastante para o crescimento e o desenvolvimento sustentável da nossa capital.
O melhor de Curitiba:
É a qualidade de vida que Curitiba proporciona. Uma cidade que é referência no mundo em planejamento, urbanismo, sustentabilidade e inovação. Orgulho do que os técnicos do IPPUC construíram aqui ao longo dos anos. Do legado do grande Jaime Lerner e das administrações, em especial a gestão do prefeito Rafael Greca, que mantém Curitiba na vanguarda até hoje.
Se você tivesse superpoderes, o que mudaria imediatamente no mundo?
Acabaria com a fome e com a injustiça. Corta o meu coração saber que existem milhões de pessoas no mundo passando fome. Se tivéssemos um mundo mais justo, vários problemas sociais seriam resolvidos. A justiça quando aplicada em seu sentido amplo, equilibra as precariedades do mundo.
Uma bebida:
Podem ser três?! Água com gás, café e vinho tinto.
Filme ou série predileta:
Atualmente, com as duas pequenas em casa?! É Barbie, com certeza.
Um parque de Curitiba:
Bosque do Alemão.
Um ídolo:
Meu pai, o Ricardo Barros. Ele é meu ídolo. É nele que me inspiro tanto profissionalmente quanto na maneira de criar as minhas Marias.
Talvez, a única característica diferente é a simpatia, que todos dizem que eu puxei da minha mãe Cida Borghetti, a nossa eterna governadora. Uma mulher admirável e de coração gigantesco. Ela é a minha inspiração de mulher.