As declarações do presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no exterior, como usar recursos do BNDES para emprestar para a quebrada Argentina, estão servindo de combustível para a economia brasileira passar por um período de desaceleração, alguns economistas americanos teorizam que o Brasil, assim como os Estados Unidos, pode estar caminhando para uma recessão em 2023.
Também há clima para a inflação crescer nos próximos meses, neste mês de janeiro o preço das verduras dispararam nos supermercados, assim como os das frutas, a banana nanica, outrora com valores estabilizados bateram na casa dos R$ 10 o quilo.
Em março, caso a gasolina volte a incorporar os valores dos impostos, a tendência da economia é se tornar selvagem, já que os alimentos poderão subir nas prateleiras e corroer o aumento do nanico do salário mínimo, previsto para vigorar em maio, com atraso de cinco meses.
Neste momento, a dica é segurar o consumo, se você pretende comprar um apartamento, repense, os valores estão acima do mercado, as taxas de juros para empréstimos também estão insuportáveis para o bolso do assalariado, a recessão prevista para chegar este ano deverá derrubar os preços.