Em 12 dias os 27 senadores, os 513 deputados federais e 54 deputados estaduais do Paraná, eleitos em dois de outubro de 2022, tomarão posse em sessões solenes no Senado Federal, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em horários diferentes, no dia primeiro de fevereiro.
A sessão da Alep ocorrerá às 14h30 para poucos convidados e jornalistas, assim como no Senado Federal (ainda sem confirmação de horário) e na Câmara Federal, marcada para às 10h.
As sessões plenárias da Alep serão retomadas no dia primeiro de fevereiro com a eleição da Mesa Diretora, as da Câmara dos Deputados no mesmo dia, mas às 18h, para escolher os novos membros que comandarão o legislativo federal pelo biênio 2023/2024.
Na Câmara, entre a posse e a eleição da Mesa será aberto o prazo para a formação de blocos partidários e o lançamento de candidaturas. Quanto maior o bloco partidário, maior o número de cargos na Mesa. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.
A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.