Baseado no sucesso dos Estados Unidos em Jogos Olímpicos, Mundiais, Pan-Americanos, com competições entre universidades, colégios secundaristas e escolas estaduais e municipais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior quer incentivar, facilitar e assegurar aos jovens paranaenses oportunidades e condições de acesso ao desenvolvimento das capacidades técnicas, para fazer do Estado o maior celeiro de campeões do Brasil.
Ratinho Junior disse que pretende desenvolver ações inovadoras na área nos próximos quatro anos.
A propostas para o Esporte constam no Plano de Governo de Ratinho Junior para a gestão de 2023 a 2026.
Entre elas, a Escola do Esporte, que prevê a construção de políticas públicas que gerem a inclusão social, além da busca pelo desenvolvimento dos profissionais da área esportiva, sejam eles gestores, professores e treinadores. Tudo isso por meio de cursos de capacitação, a partir da aproximação das universidades públicas com o profissional.
Outra proposta foi planejada a partir da Lei de Incentivo ao Esporte, sancionada pelo governador Ratinho Junior e que estabelece a transferência de recursos para que pessoas possam realizar os mais diferentes projetos na área. A intenção é que o Governo do Estado impulsione projetos de formação esportiva e potencializar os jogos oficiais do Paraná.
“A prática esportiva é essencial na vida de qualquer pessoa, mas especialmente na formação das nossas crianças, adolescentes e jovens. Queremos ter a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades esportivas nos colégios e universidades”, afirmou Ratinho Junior.
“Nos próximos quatro anos, também vamos investir no contraturno como política de inclusão. A ideia é implementar estruturas com atividades de contraturno com esportes, artes e música para crianças e adolescentes”, acrescentou o governador.
Para impulsionar o meio esportivo, desde 2019 o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, do Governo o Estado investiu R$ 26,5 milhões em projetos voltados para a área. Os projetos foram inscritos por profissionais do setor em cinco áreas: vivência esportiva; fundamentação e aperfeiçoamento da prática; especialização e aperfeiçoamento esportivo; alto rendimento; esporte para a vida toda e readaptação.
GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA
Já o programa Geração Olímpica e Paralímpica de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta deverá ser ampliado. “Vamos oportunizar que ainda mais atletas e técnicos representantes do Paraná se dediquem apenas às suas modalidades esportivas”, afirmou Ratinho Junior.
O Geração Olímpica e Paralímpica contabiliza mais de 11 mil atendimentos. Anualmente são investidos R$ 4,75 milhões, com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Neste ano de 2022, o programa oferece 1.160 bolsas a atletas e técnicos do Estado.
PARADESPORTO
No Paradesposto, o governador quer implementar um programa de avanço da modalidade, proporcionando o desenvolvimento esportivo da pessoa com deficiência. Neste ano, o governador Ratinho Junior já lançou o programa O Paradesporto que Queremos para aprimorar as políticas públicas de incentivo e ampliar as ações voltadas às modalidades deste segmento.
O programa inova com a estruturação de uma rede de desenvolvimento do paradesporto, que contará com metodologia específica, infraestrutura, materiais adaptados e capacitação.
“O paradesporto esteve muitas vezes à margem das prioridades financeiras ou de poder contar com equipes técnicas para preparar os atletas. Quando assumimos o governo, resolvemos mudar essa página e passamos a colocar o paradesporto como prioridade, com investimento em equipamentos e treinamento para os técnicos e educadores”, explicou Ratinho Junior.
TURISMO ESPORTIVO
Segundo Ratinho Junior, agregar turismo e esporte continua sendo uma das prioridades. Assim como a criação dos Jogos de Aventura e Natureza, que movimentaram o Paraná de ponta a ponta desde 2019, o Governo vai se dedicar a outras iniciativas para transformar o turismo em uma das principais matrizes econômicas do Estado.
“Estimularemos ações que utilizem o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego e renda e de desenvolvimento econômico dos municípios. O Paraná nunca tinha trabalhado o turismo de forma organizada e planejada, mas nós passamos a usar seu potencial para fazer desse setor uma grande matriz econômica”, afirmou Ratinho Junior.
VERÃO
Para o período de Verão, a ideia é intensificar as ações voltadas às atividades de lazer e promoção da saúde nas temporadas, com foco, também, na população idosa. Tanto no Litoral quanto nas praias de água doce do Estado serão realizados torneios esportivos, recreação, aulas de ginástica, ritmos e danças, caminhadas, alongamentos, jogos na areia, vôlei, futebol, futevôlei, peteca, escalada e muito mais.