No início da semana o PT, PCdoB e PV registraram o estatuto e o programa da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann será a presidente, com mandato de um ano, mas pode ser reconduzida ao comando no próximo ano caso seja decidido pela Assembleia Geral da Federação, órgão máximo de deliberação.
A direção da FE Brasil é composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. As deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros.
Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.
A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice-presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.
ESQUERDA????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK……………..
O PT e a tal federação saíraõ desta eleição muito menores do que entraram.