A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 26 casos e quatro óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta quarta-feira (23) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
A doença é um tipo do vírus da gripe Influenza A e desde dezembro do ano passado já registrou 2.063 casos e 102 mortes, em 232 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença.
Os novos óbitos foram registrados em Adrianópolis, Castro, Colombo e Foz do Iguaçu. São três mulheres e um homem, com idades entre 78 e 86 anos. As mortes ocorreram entre os dias 9 de janeiro e 16 de fevereiro.
DIAGNÓSTICO – Atualmente, os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação à nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.