O jornalista político Aroldo Murá informa que no próximo ano teremos eleições e provavelmente uma dança de cadeiras no primeiro escalão do Palácio Iguaçu. Uma mudança tida como certa é a de Guto Silva, que sairá como candidato ao Senado, vagando a cadeira de Chefe da Casa Civil.
Guto Silva tem uma linha voltada ao empreendedorismo, valorização do empresariado e seu nome circula bem no meio político. Especula-se também que outra alteração que pode estar para acontecer é a possível saída do Coronel Rômulo Marinho da Secretaria de Segurança Pública. O discreto secretário vem recebendo críticas dos membros das associações e sindicatos das polícias militares, os quais estão descontentes com a forma que o chefe da pasta conduz a segurança pública.
Em relação a Marinho uma forte corrente defende o descolamento do governador Carlos Massa Ratinho Junior do residente Jair Bolsonaro e isto acontecendo causaria um enfraquecimento do Secretário de Segurança Pública, com forte ligação com o grupo do presidente. Em uma eventual mudança na Secretaria de Segurança Pública do Paraná, surgem nomes nos corredores, tais como o ex Secretário Wagner Mesquita, Reinaldo de Almeida Cesar, Silvio Jacob Rockembach e também do Coronel Hudson Leôncio Teixeira. Em resumo: é briga de foice e outros nomes surgiram no caminho. Tudo alimentado por uma verdade: o poder é sonho de muitos que almejam a cadeira.
Apesar dos sonhos e pretensões de muitos, o governador sabe que a Segurança Pública é uma área delicada e alterar a equipe em vésperas de eleições é correr o risco de prejudicar o andamento de projetos de governo. Prefiro acreditar que Ratinho Jr., que até agora não fez bobagens no governo, não alterará essa área viital paream seu projeto de reeleição.
Na hipótese de ocorrer a mudança e, por exemplo, Mesquita retorne ao cargo de SESP, isto traria maiores alterações e reflexos no DETRAN-PR, com a possibilidade de Adriano Furtado, da polícia federal, acabar assumindo o Departamento Estadual de Trânsito, um dos órgãos que mais arrecada no Estado. Adriano retornou de Brasília e tem larga experiência na área e atualmente é o diretor Operacional do Detran.
Segundo analistas políticos, o governador Ratinho Junior é o brilho dos olhos da terceira via, capitaneada pelo juiz Sergio Moro e também pelo candidato João Doria. Ocorre que o governador do Paraná não é de entrar em bola dividida, pois seu governo recebeu boas verbas da Itaipu e do governo federal, tendo sua família um excelente relacionamento e o respeito do presidente da República. Por fim, outra possível mudança, contudo envolveria a capital do Paraná, Curitiba, seria a saída de Rafael Greca ao Senado com o apoio de Ratinho Junior, possibilitando Eduardo Pimentel assumir a cadeira de prefeito.
Existe uma frase que diz ” Em time que está ganhando não se mexe”, só que em política, secretários e superintendentes, fazem merda e continuam no cargo porque são apadrinhados pelos velhos caciques. O correto é não ter cargo de estimação e nem politico de estimação.
Governador Ratinho Massa, resolva logo essa questão da SESP, porque o Sr. esta se desgastando desnecessáriamente com esse Secretário Marinho.
Coloque um Coronel da PM e um Delegado da PC, pessoas que entendem de Segurança pública, para dirigirem a SESP e o Sr. não terá mais incômodo e desgaste sem necessidade. São pessoas que as categorias respeitam, são profissionais da área e não estranhos como o Marinho.
Já tivemos exemplos no passado e no Governo do Pessuti, que deu muito certo.
Bom dia amigo e amigas. Governador Ratinho Junior vem conduzindo as pastas com maestria e habilidade quanto aos Candidatos a Presidente é evidente seu apoio ao Presidente Bolsonaro mas em um segundo turno entre Sergio Moro e Lula naturalmente será Sergio Moro que inclusive está se destacando nas redes sociais já aparecendo como a melhor opção para terceira via despontando com 18% em terceiro lugar e subindo cada vez mais………JUNTOS NÓS PODEMOS……