Apelidado de Retornômetro, um índice criado pela consultora Assertif apontou Maringá como a cidade que melhor investe seus tributos arrecadados de todo o Sul do país. A cidade figura ainda na 4ª colocação do ranking em nível nacional.
Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o retorno dos impostos pagos com bens e serviços à população, especialmente nas áreas da saúde e educação, reforçam o título de melhor cidade do país para se viver.
“O maringaense hoje vive isso nas ruas, nas áreas de convivência, mas principalmente na qualidade do ensino nas escolas municipais e nos serviços disponíveis em cada unidade de saúde”, diz o prefeito.
De acordo com a Assertif (que atua na recuperação de créditos fiscais e previdenciários para grandes empresas), o Retornômetro é uma iniciativa que nasceu para acompanhar as discrepâncias entre o que o brasileiro paga de impostos e o que retorna principalmente em saúde e educação, o que deve contribuir para a qualidade de vida de cada um dos brasileiros, avanço no IDH e melhorias na distribuição de renda.
O índice é composto por diversos indicadores de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade. A Assertif considera esses dados e os divide pela proporção entre a receita tributária e o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos municipal, chegando ao valor de recursos efetivamente utilizados pelos municípios na prestação de serviços à população.
“Na prática, o IDH só pode melhorar no município. Nas cidades é que se encontram as escolas, os centros de saúde, os hospitais, a coleta de esgoto e a coleta de lixo, atividades todas essenciais para assegurar – ou não – a qualidade de vida, bem como uma melhor distribuição de renda. Foi essa a razão de se criar o Índice de Retorno do Tributo Municipal”, explicam os organizadores. (PMM)