Angelo Rigon informa que será cremado às 17h de hoje, no Crematório Vaticano, o corpo de Euclides Girolamo Scalco, falecido nesta madrugada, aos 88 anos de idade. Scalco foi ministro e deputado federal e estava internado desde ontem no Valecis Curitiba Hospicer em razão de um acidente vascular cerebral, tendo testado positivo para a covid-19 na semana passada.
Considerado um dos maiores políticos que o Paraná já teve. era farmacêutico e o Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá leva seu nome. Sua última aparição pública foi em dezembro de 2019, quando recebeu o título de cidadão honorário do Paraná. Gaúcho de Nova Prata, era casado com Terezinha Marcolin Salco, com quem teve quatro filhos. Sua vida política começou no PTB, tornou-se fundador do MDB e do PSDB, tendo sido um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso a presidente da República. Sua vida está relatada no “Euclides Scalco. O homem, seu tempo e sua história” recém-publicado pelo escritor Marcos Antonio Bastiani, seu sobrinho.
A família divulgou a seguinte nota: “Cumprimos doloroso dever de comunicar que hoje ficamos mais sós. Nosso pai, marido, avô, tio, sogro e amigo/conselheiro faleceu na madrugada, perto do alvorecer do dia. Euclides Scalco foi um “homem público”. Honrou e ajudou a honrar a boa política. A que se faz – e ele a fez durante todo sua vida na política – em benefício do povo e da sociedade. Euclides Scalco foi também um “homem privado”. Honrou e ensinou-nos a honrar o nome da família e dos bons costumes. Com ele vivemos bons momentos. Os difíceis …já esquecemos! Agradecemos as manifestações de carinho e de apoio”,