A Secretaria da Saúde do Paraná anunciou que a prefeitura de Curitiba não divulga as mortes em decorrência da infecção causada pelo coronavírus desde 2 de novembro. Os óbitos totais da capital paranaense estão desatualizados em virtude da não notificação da prefeitura ao Sistema Oficial do Estado do Paraná (Notifica COVID-19), que é compulsória.
Não se sabe que a decisão pela não notificação foi do prefeito Rafael Greca (DEM), que já pegou a covid, mas se estranha a falta de divulgação nesta reta final da campanha eleitoral.
A Sesa identificou preliminarmente a falta de registro de aproximadamente 80 óbitos desde o dia 2 de outubro, que deixaram, portanto, de serem informados ao Estado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. A Sesa ressaltou a importância da informação correta, fiel e transparente.
A Sesa esclareceu também que os municípios são responsáveis pelos atendimentos e confirmações de casos. Assim como é de responsabilidade dos gestores municipais o registro das informações referentes aos pacientes no Notifica COVID-19 para que casos e óbitos possam ser contabilizados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da secretaria estadual.
Carambá, mais de 80 mortes sem tabular
Não é a primeira que Márcia Huçulak apronta
A saúde é um dos pontos críticos de Greca. Muitos remédios desaplareceram nos últimos meses.
Estamos mal servidos mesmo
Se manca Greca, uma hora a verdade aparece
O Greca não quer chegar na eleição com dois mil mortos nas costas
Se vc estiver em um postinho esperando ir p hospital vc fica em quarto misto. Absurdo
Isso e óbvio que iria acontecer, uma semana antes da campanha mudou o procedimento de coleta para diagnóstico e mudou a bandeira … Há indícios de subnotificação de casos
Se ele não esconder, não se elege