Aroldo Murá informa que as buscas para descobrir fontes jornalísticas próximas do gabinete do alcaide Rafael Greca de Macedo, especialmente Dona Matilde da Luz, intensificam-se. É o que me afirma um ex -membro do staff de Rafael Valdomiro Greca de Macedo. E adverte: “perseguições a servidores estão a caminho”. No momento, por exemplo, o “trabalho” não estaria poupando nem o outrora grande influenciador do prefeito, Marcelo Cattani, que foi o maior responsável pela eleição do alcaide em 2016.
SEM NOVIDADES
O grupo da arapongagem da Prefeitura de Curitiba não é mistério nenhum. Tem a liderança do coronel PMEP aposentado Zanatta, além de alguns membros da Guarda Municipal, leais aos interesses privados do Alcaide e policiais a paisana. Os “arapongas da Guarda” são, na maioria, alguns daquelas dezenas de guardas que se apropriaram de horas extras fraudadas e receberam fortunas por elas dos cofres públicos.
DE NOVO, ICI NA BERLINDA
Segundo apurações em fontes diversas, o grupo de arapongas contaria com o apoio de assessores em tecnologia. Contando com acesso a informações e dados da máquina pública, em especial o Instituto Cidades Inteligentes (novo nome do antigo ICI, Instituto Curitiba Informática).
O ICI está sendo aparelhado com softwares de inteligência, fato anunciado pelo próprio alcaide Rafael Valdomiro Greca, com a instalação da muralha digital nesse instituto.
E OS CÓDIGOS FONTES?
Dona Matilde nos lembra, a propósito, que os “quarterizados” do ICI já forneceram apoio a campanha do alcaide, que, vencedor as eleições, “benevolentemente promoveu um acordo na ação dos códigos fontes”. Pode?
MUITO ESTRANHO
Recentemente a Muralha Digital foi anunciada pelo alcaide no ICI. Algumas empresas do ramo estranharam a mudança pois o Instituto é contratado sem licitação e este é um objeto que não estava previsto no contrato bilionário do ICI.
(leiam ACOMPANHE OS “PECADOS CAPITAIS” QUE CONDENAM O MUNDO DO ALCAIDE publicado nesta coluna em dezembro de 2019).
Enfim, fique-se de olho: a Muralha Digital no ICI indica que o instituto vai receber mais ‘apoios’ às vésperas da eleição.
ACESSO DIGITAL
A Muralha Digital envolve tecnologia de ponta e acesso a banco de dados e compartilhamento de informações. Nunca se verificou oficialmente qualquer expertise do Instituto Curitiba de Informática (ICI) neste sentido, o que põe em xeque a sua contratação.
Este é um contrato que é licitado, pois existem várias empresas que prestam o serviço no Brasil e no exterior.
ARAPONGAS TECNOLÓGICOS
Nas eleições, como praxe, arapongas são usados para buscar informações e identificar pessoas de opinião diferente, monitorando escritórios políticos de adversários em puro desrespeito à liberdade eleitoral. O que assusta é a utilização de recursos de tecnologia e dados públicos. Uso de dinheiro público a serviço de interesses privados. Crime.
BISBILHOTAR É CRIME
Quanto à utilização da estrutura para investigar Dona Matilde da Luz, lembro a recente decisão da ministra Carmen Lúcia, do STF. Nela, a ministra do Supremo consignou que arapongagem é crime, ainda mais se realizado por um agente público, ilegalmente, ou ainda por um instituto privado.
Big brother total. Da medo