O deputado federal, Ricardo Barros (PP/PR), defendeu a redução dos salários de todos os servidores públicos para que o dinheiro economizado seja utilizado em ações de combate ao coronavírus. Em discurso na Câmara nesta quinta-feira (2), Barros disse que a redução poderia variar até 30% e atingiria servidores de todos os poderes, inclusive parlamentares, juízes e promotores. “Todo servidor público deve contribuir com uma redução salarial, de 20% a 30% do salário. Porque a arrecadação dos Estados, Municípios e da União vai cair em função da paralisação econômica”, afirmou.
“É o momento em que todo brasileiro terá que dar sua cota de contribuição para que os mais carentes, os mais humildes, possam ser socorridos pelo estado brasileiro”, acrescentou.
Uma PEC tratando desse tema e de outros assuntos relacionados está sendo elaborada pela equipe econômica do Governo. O corte nos salários alcançará os vencimentos, subsídios, gratificações e demais parcelas remuneratórias de caráter permanente. Pela proposta, a redução dos salários não seria válida para quem recebe até três salários mínimos (hoje, o equivalente a R$ 3.135).
Para uma família acostumada a mamar em cargos públicos, é fácil propor cortar… a remuneração dos outros!