José Carlos Chicarelli
A nova década começou e no transporte público de Curitiba ainda há muitas perguntas sem respostas, como por exemplo, por que no ano em que foi criado o subsidio para as concessionárias, os contratos de manutenção dos equipamentos de bilhetagem eletrônica, de limpeza e de segurança foram quebrados, mesmo estando em vigência.
Importante ressaltar que esses contratos foram suspensos e repassados para outras empresas com valores até três vezes maiores e o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o atual Rafael Greca (DEM) silenciaram sobre o assunto.
Das empresas que tiveram os contratos quebrados, apenas uma delas ajuizou processo, e apesar de ter conseguido liminares de exibição de documentos, pedidos de prisão de executivos das concessionárias por desobediência judicial, até o momento nenhuma resolução concreta foi tomada e a briga nos tribunais continua enriquecendo advogados.
Esperamos que neste ano eleitoral de 2020, a população possa ter muitas respostas e muitos questionamentos, principalmente dos candidatos a prefeito para que a “caixa preta” seja aberta, e quem sabe assim poderemos entender os motivos do transporte coletivo de Curitiba ter umas das passagens mais caras do pais, levando o usuário a se distanciar do modal, para buscar outra compatível com o preço alto, mas sem lotação caraterística dos horários de pico e com ar condicionado ou quente para os dias do inverno curitibano.
José Carlos Chicarelli é suplente de vereador e criador da CPI da URBS do Transporte Coletivo de Curitiba
Isto mesmo, muitas coisas da planilha que ê apresentada pelas empresas e estas empresas são rembolsadas com o dinheiro do usuariios de ônibus tem que ser mais transparentes
A maioria dos pré-candidatos nem tá afim de discutir os problemas da cidade. Querem acordos.
Nossa cidade vive um processo desgastante de falta de moralidade.
Mesmo andando a pé, a conta dos subsídios são cobrados nos impostos
O transporte coletivo é uma caixa preta e discordo que o negócio não precisa ter riscos. Tem que ter riscos sim. Deveriam abrir para o transporte de lotação, de motocicleta, tudo. O povo precisa o melhor preço e o melhor serviço.