O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), dialogou com os representantes de Orlando e do Condado de Orange, Buddy Dyer e Jerry Demings, sobre fortalecer a cooperação em projetos de turismo e educação e a partir de 2026, o Paraná irá enviar dois mil intercambistas para a Flórida.
O objetivo é incluir destinos floridanos no programa Ganhando o Mundo, iniciativa que já enviou jovens para nações como Canadá e Austrália. O encontro ocorreu após visita ao PortMiami, onde foi anunciada a construção de um terminal de cruzeiros em Paranaguá.
Com Dyer, o governador destacou a relação de cidades-irmãs entre Curitiba e Orlando, facilitando futuras parcerias em mobilidade acadêmica. Dos 50 estudantes paranaenses que viajaram aos EUA em 2024 pelo programa, apenas um escolheu a Flórida como destino. A região, conhecida por atrações como a Walt Disney World, é um polo global de hospitalidade, com mais de 100 mil leitos hoteleiros e 230 mil empregos no setor. Além disso, abriga a University of Central Florida, segunda maior instituição de ensino superior do estado.
Ratinho Junior mencionou a expansão do Ganhando o Mundo, que em 2026 beneficiará 2 mil alunos da rede pública, e destacou a importância de experiências em centros de excelência como Orlando. “Além do contato com uma economia avançada, os participantes poderão vivenciar o dinamismo do mercado de entretenimento”, afirmou. Durante o diálogo, também foram apresentadas as potencialidades paranaenses, como Foz do Iguaçu – que receberá uma unidade do museu Pompidou – e o crescimento do fluxo internacional, que atingiu 1 milhão de visitantes no ano passado.
Já com Demings, o governador conheceu detalhes da gestão de condados, modelo administrativo típico dos EUA. Orange, um dos 67 da Flórida, engloba 13 municípios, incluindo vilas como Windermere. Ratinho Junior comparou a estrutura à atuação da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, que promove desenvolvimento regional integrado. A agenda reforçou ainda a parceria com Iowa no Ganhando o Mundo Agrícola, que levará 100 alunos de colégios rurais para capacitação em um dos maiores produtores de alimentos globais.