A Prefeitura de Matinhos trocou o prefeito em 1º de janeiro, Zé da Ecler (PSDB) entregou a chave para Eduardo Dalmora (PL) e deixou algumas bombas estourarem nas mãos da atual administração na semana anterior a posse, a coleta do lixo está sendo feita precariamente e lâmpadas não estão sendo trocadas nas vias públicas.
Os problemas de Matinhos aparentemente ainda irão demorar para serem resolvidos, o serviço de lixo não está funcionando no período em que mais recebe turistas, porque na semana do Natal com a passagem do Ano Novo apenas um caminhão de coleta estava em operação, os outros quatro estavam estragados.
Os turistas e moradores estão reclamando da lentidão da administração de Eduardo Dalmora em resolver o problema, afinal em vários locais do balneário o caminhão do lixo não passa há quase duas semanas.
Segundo a assessoria da prefeitura, o governo do Paraná irá ceder 12 caminhões de coleta, mas eles só irão operar depois do dia oito de janeiro, quando o fluxo de turistas diminui.
Outro problema que acontece em Matinhos é a escuridão em algumas ruas, por exemplo, na União, perto do Candeias e do SESC, há um poste sem troca de lâmpadas há quase um ano.