A Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná consolidou-se como um importante instrumento de transparência e engajamento social. Com uma atuação que vai além da divulgação das atividades parlamentares, o setor investiu em inovação e modernização, ampliando a interação com a população e destacando as iniciativas do Legislativo que influenciam diretamente a vida no estado.
Nos últimos dez anos, sob a liderança da jornalista Kátia Chagas, o departamento implementou mudanças significativas. “A Comunicação da Assembleia evoluiu de forma notável nesse período. Seguindo as diretrizes do presidente Ademar Traiano (PSD), adotamos uma abordagem moderna e inovadora, sempre com o objetivo de ampliar a transparência das atividades da Casa”, destacou a diretora, que celebra uma década à frente do setor.
Avanços tecnológicos foram integrados à rotina da Diretoria, aprimorando o acesso às informações produzidas e fortalecendo a presença digital da Assembleia, especialmente nas redes sociais. “Demos início a um projeto de publicidade institucional que transformou a percepção sobre o Parlamento estadual. Por meio de campanhas educativas, informamos os cidadãos sobre o trabalho dos deputados e incentivamos sua participação ativa, aproximando-os das decisões do Legislativo”, explicou Kátia.
Com foco em uma comunicação clara, eficiente e interativa, o trabalho da Diretoria contribuiu para reforçar o vínculo entre a Assembleia e a população, fortalecendo o papel estratégico do setor na divulgação das atividades legislativas e promovendo um diálogo mais próximo entre o Parlamento e os cidadãos.
Orçamento da Gente
Estimado em R$ 78,7 bilhões para 2025, o maior orçamento da história do Paraná também contará com a maior participação popular, graças a uma iniciativa inédita da Assembleia Legislativa. O Programa Orçamento da Gente, criado pela Comissão de Orçamento, abriu um canal direto para ouvir a população sobre a aplicação dos recursos.
A contribuição foi expressiva, com cerca de oito mil sugestões recebidas por meio do site da Assembleia, que foram compiladas pela Diretoria de Comunicação para serem incorporadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
Assembleia Itinerante
Outra medida implantada pela atual Comissão Executiva, com a participação da Diretoria de Comunicação, foi o projeto Assembleia Itinerante. Essa iniciativa tem como objetivo aproximar o Parlamento da população, ouvindo suas demandas e reivindicações.
O projeto já foi realizado em 15 municípios, recebendo mais de quatro mil sugestões da sociedade civil organizada. Durante as edições do Assembleia Itinerante, a população teve a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões, que foram posteriormente reunidas pela Diretoria de Comunicação e encaminhadas como pleitos ao governo, sugestões ao orçamento público e até propostas de projetos de lei.
TV Assembleia
Com nova programação, o sinal aberto e gratuito da TV Assembleia passou a alcançar 100 municípios do Estado, oferecendo som e imagem digital de alta qualidade. Através desse canal legislativo, que amplia a transparência e visibilidade do trabalho dos 54 deputados estaduais, mais paranaenses puderam acompanhar as ações e debates que impactam diretamente a vida da população.
A inovação no uso de tecnologias pela TV Assembleia, que integra a rede legislativa nacional, foi um dos principais fatores que garantiram a ampliação do sinal. Investimentos em novos equipamentos possibilitaram transmissões de sessões plenárias, audiências públicas, reuniões e solenidades com alta definição. Essa iniciativa também permite veicular uma programação que reflete a pluralidade e diversidade de opiniões sobre diferentes temas. Segundo a Comissão Executiva, essas medidas foram essenciais para aprimorar a transparência, fortalecer a integridade e a responsabilidade parlamentar, além de promover a participação cidadã.
Tour Virtual
A Assembleia Legislativa do Paraná também passou a oferecer ao público um tour virtual em 360 graus por todos os espaços do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência imersiva e inédita por meio de óculos de realidade virtual. A tecnologia permite que qualquer paranaense, de qualquer região do Estado, conheça o local. A inovação foi parte das comemorações pelos 170 anos do Poder Legislativo, celebrados neste ano.
O tour virtual foi desenvolvido com tecnologia avançada de realidade virtual, proporcionando uma experiência de alta qualidade. Os óculos escolhidos para a experiência possuem tela de alta resolução, sensores de movimento de última geração e controles intuitivos, permitindo uma navegação fluida e realista pelos ambientes virtuais. “Com essa tecnologia, os usuários vivenciam uma sensação aprimorada de presença e imersão, sem a necessidade de cabos ou dispositivos adicionais”, explicou a diretora de Comunicação, Kátia Chagas.
Os óculos estão disponíveis para o público na sede da Assembleia, em Curitiba, e nas ações de interiorização do Poder Legislativo, como nas edições do Assembleia Itinerante. O conteúdo foi produzido durante meses por uma equipe da Diretoria de Comunicação. “Essa medida inovadora, com o uso de tecnologia e transparência, mostra a Assembleia de forma educativa e divertida”, comentou Chagas. O projeto inclui aplicativos exclusivos desenvolvidos para a Assembleia, disponíveis em três idiomas (português, espanhol e inglês), ampliando o acesso e engajamento de um público global.
Transmissões
Nos últimos dez anos, a Diretoria de Comunicação cobriu todos os eventos realizados na Casa, como as sessões plenárias, reuniões das comissões, sessões solenes e audiências públicas sobre temas de interesse da sociedade.
“Passamos a transmitir praticamente tudo ao vivo. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Paraná ou do Brasil, pode acompanhar o que acontece na Assembleia, pois fomos a primeira Assembleia do Brasil a transmitir as sessões pelo Facebook. Também utilizamos todas as redes sociais para fazer transmissões ao vivo de sessões, audiências públicas, solenidades e outros eventos importantes”, destacou Kátia Chagas.
A diretora enfatizou a importância de levar o trabalho dos deputados à população, como uma forma de prestação de contas das atividades parlamentares e de aproximar o Legislativo da sociedade, principalmente por meio de uma comunicação multiplataforma. “Essa missão contribuiu diretamente para o Selo Diamante recebido pela Assembleia este ano, pois ampliou os canais de transparência e participação popular. Foi um trabalho realizado por uma equipe focada em trazer resultados não apenas de divulgação, mas de engajamento da população”, completou.
A Assembleia foi o único poder estadual paranaense a conquistar o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avalia o nível de transparência das informações dos órgãos públicos.
Todo o conteúdo produzido é divulgado no site da Assembleia, nas redes sociais e nas transmissões pelo YouTube, Facebook, além da TV Assembleia, no canal aberto 10.2 e no ClaroNet canal 16.