A Bolsa de Valores de São Paulo será o cenário para mais um importante leilão de concessão do Paraná nesta semana, envolvendo o Lote 3 do Sistema Integrado de Rodovias do Estado. O projeto, resultado de uma colaboração entre o Governo Estadual e o Federal, combina rodovias estaduais e federais em um único pacote de concessão.
Publicado pela ANTT em agosto, o edital estipula uma tarifa básica máxima de pedágio de R$ 0,14596 por quilômetro. As propostas das empresas interessadas já foram entregues à B3, e o processo de licitação promete atrair atenção pelo impacto econômico e logístico do trecho.
O Lote 3, integrante da Malha Norte, abrange 569 quilômetros de rodovias que conectam 22 municípios, ligando o Norte do Paraná ao corredor rodoviário da BR-277, com destino ao Porto de Paranaguá. Entre as vias incluídas estão trechos das BRs 369, 373 e 376, além das PRs 170, 323, 445 e 090. A empresa vencedora será responsável por um investimento estimado em R$ 16 bilhões, destinado a obras, manutenção e serviços operacionais.
As rodovias desse lote cortam importantes cidades como Londrina, Cambé, Apucarana, Arapongas, Tamarana, Ponta Grossa e Palmeira, entre outras. A concessão é vista como um marco estratégico para a infraestrutura do Paraná, com a expectativa de gerar mais de 143 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda nas áreas impactadas.
Confira:
Ponta Grossa ganhará dois novos contornos, Norte e Leste, em um total de 42,35 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas de tráfego para cada sentido. Os contornos iniciam no trevo da BR-373 com a BR-376, cruzam com a PR-151 e PR-513, até retornar à BR-376, já no bairro Cará-Cará, sendo uma alternativa completa para retirar o tráfego de veículos pesados locais e de longa distância do centro do município.
Serão duplicados ao todo 52,58 quilômetros da BR-376, divididos em quatro segmentos. Entre Mauá da Serra e Ortigueira será duplicado o segmento entre o km 312 e o km 322+580, em uma extensão de 10,58 quilômetros, previsto para o 6º ano de concessão.
O Contorno Leste de Apucarana terá 13 quilômetros e 830 metros de extensão em pista dupla, sete viadutos e 10 pontes. O seu km zero faz entroncamento com a BR-369 próximo à Subestação Nova Aricanduva, começando na verdade dentro do território de Arapongas. O município de Califórnia vai ganhar um contorno rodoviário paralelo à BR-376, com 5 quilômetros e 460 metros de extensão, todo em pista dupla.
A duplicação da PR-445 vai do km 86+880 em Cambé, após a pista já duplicada, e segue até o km 95+800, em Warta, distrito de Londrina. A PR-323 será duplicada do km 2+750, próximo à divisa com São Paulo, e dentro do território de Sertaneja, até o km 60, em Warta, passando por Sertanópolis. Para o município de Londrina estão previstas obras para melhorar a trafegabilidade da PR-445 no perímetro urbano.