A agenda cultural de Curitiba promete atrair diversos públicos a partir desta sexta-feira (29). O Museu de Arte Contemporânea do Paraná recebe a última sessão do Cine Adélia, com a exibição de curtas-metragens seguida por debate acessível com interpretação em Libras. No próximo dia 5, às 19h, o Museu Paranaense realiza o lançamento do catálogo da exposição “Objeto Sujeito” e promove uma conversa com o coletivo responsável pela curadoria, artistas e a equipe do espaço.
A Biblioteca Pública do Paraná inicia o sábado (30) com o lançamento do livro Os Haicais do Zequinha, às 9h, acompanhado de bate-papo e autógrafos. Logo depois, às 10h, a palestra “Poéticas do Cão Andarilho” aborda temas literários. Na quinta-feira (5), às 10h30, o Projeto Coral Música Viva se apresenta com um grupo de 20 crianças no térreo da biblioteca.
Na quarta-feira (4), às 18h, o Museu Casa Alfredo Andersen abre a exposição “Territórios Íntimos”, com obras desenvolvidas pelos participantes do Ateliê de Cerâmica da Academia. Simultaneamente, o Centro Juvenil de Artes Plásticas exibe, entre os dias 2 e 6 de dezembro, produções realizadas por alunos do curso de Formação de Docentes.
O Teatro Guaíra também reserva apresentações para os próximos dias. Nesta sexta (29), às 20h, a Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta Crisálida. Já no sábado (30), às 21h, o palco será ocupado pela peça A Lista, com as atrizes Lilia Cabral e Giulia Bertolli. Para encerrar a semana, a Orquestra Sinfônica do Paraná presta tributo ao compositor Giacomo Puccini, marcando o encerramento da temporada 2024 com um concerto especial.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Exposição – Serão expostas, a partir de terça-feira (3), atividades artísticas, entre desenhos e argila, realizadas pelos estudantes em uma oficina promovida pelo CJAP vinculada ao Seminário do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). A exposição permanece no hall térreo até o dia 10 de dezembro.
Ler Junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 2, é “Uma Memória de Natal” de Truman Capote, no Auditório da BPP.
Lançamento do livro “Os Haicais do Zequinha” – No dia 30 de novembro, às 9h, com bate-papo e sessão de autógrafos com Alvaro Posselt. Também terá venda do álbum de figurinhas do Zequinha.
Poéticas do Cão Andarilho – Palestra sobre a utilização do universo semântico dos animais na literatura, com Alexandre Gil França. É no próximo sábado (30), às 10h, na Sala de Reuniões.
Apresentação de Coral – São três músicas de repertório natalino, organizadas pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, que serão apresentadas no hall térreo da Biblioteca na terça-feira, dia 3, às 18h.
Seminário IEPPEP – Relatos de experiência de alunos do curso de Formação de Docentes que objetiva formar professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. É na próxima segunda (2) e terça-feira (3), das 13h30 às 18h30, no auditório.
Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira (2), às 15h, na sala de reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
Seção Infantil
Contação de Histórias – É nesta sexta-feira (29), às 9h, o último evento da programação do Novembro Negro na Biblioteca. A condução, com tema da cultura afro-brasileira, é de Caroline dos Santos Ribeiro, aluna do curso de Pedagogia do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.
Cine Infantil – Evento realizado uma vez por mês. O filme selecionado para novembro, que será exibido nesta sexta-feira (29), é “Viva – a vida é uma festa” (2018), dirigido por Adrian Molina e Lee Unkrich. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h30, no auditório da BPP.
Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado, dia 30, às 10h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Coral Infantil – Apresentação do Projeto Coral Música Viva, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Pinhais. Na quinta-feira (5), às 10h30, no hall térreo, 20 crianças apresentam o tema “Felicidade brilha no olhar”, com repertório de canções reflexivas sobre amizade, companheirismo, gratidão e fortaleza.
Tapetes Contadores de Histórias – Evento vinculado ao Seminário do IEPPEP para contação de seis histórias sobre o tema “cultura afro-brasileira e indígena”. É na quinta-feira (5), às 9h.
Exibição de filme – Na quinta-feira (5), às 10h, como resultado da parceria do Consulado Honorário da Finlândia, a Rotary Club de Curitiba Oeste e a empresa Valmet de Araucária, será exibido o filme “Super Furball Saves the Future”, no auditório. Antes do filme, será realizada uma apresentação de 15 minutos sobre a Finlândia e a data nacional do país.
Seção Braille
Encontro de Eficientes – Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (29), das 14h30 às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
“Estão Todos Bem” – Classificação: +12 – Duração: 1h 39 minutos.
“Gente Grande” – Classificação: +12 – Duração: 1h 42 minutos.
“A Escalada” – Classificação: +14 – Duração: 1h 41 minutos.
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Cine Adélia – Na sexta-feira (29), às 18h30 o Cineclube Cine Adélia encerra seu ciclo de exibições com uma sessão especial de cinema e debate no MAC Paraná. Serão exibidos os curtas metragens “Pataki” (2018), de Everlane Moraes; “De um lado do Atlântico” (2020), de Milena Manfredini, e “Mal Di Mare” (2021), de João Vieira Torres. Após a exibição, haverá debate mediado pelas curadoras do Cine Adélia, com interpretação em Libras.
Quarta Pública – No dia 4 de dezembro, a Quarta Pública do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promoverá a atividade Corpos em Contorno, conduzida pela equipe do museu. Nesta oficina, será utilizada a técnica de contorno de corpos para explorar a presença no espaço e o diálogo entre formas. Os participantes serão convidados a contribuir com suas silhuetas, transformando traços individuais em um mural coletivo. A atividade ocorrerá às 14h30, na Sala 09, no MAC no MON.
Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
“Territórios Íntimos” – Na próxima quarta-feira (4), às 18h, será inaugurada a mostra inédita de obras de cerâmica artística da Academia Alfredo Andersen. Trazendo questões pessoais e provocando reflexões sobre a interioridade humana, “Territórios íntimos” é fruto de um intenso trabalho de pesquisa poética realizado ao longo de um ano pela turma de Linguagens Poéticas do Ateliê de Cerâmica da Academia. A inauguração é gratuita e acontece na Sala Ana de Oliveira do Museu Casa Alfredo Andersen
Exposição “Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até janeiro de 2015 na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entre as peças estão oito estandartes que desconstroem a herança colonial e oferecem um novo olhar sobre a sociedade brasileira. Cecifrance ressignifica esses emblemas, tornando-os instrumentos de luta antirracista. Entrada Gratuita.
Campanha artística – Com o objetivo de continuar seus estudos na tridimensionalidade do fio e dos demais materiais têxteis, a produção artística da nova residente do Museu casa Alfredo Andersen, Ana Beatriz Artigas, conta com a campanha de doação de materiais, concentrada no MCAA e aberta para qualquer um que queira contribuir com as criações da artista. Dentre os materiais aceitos estão tecidos, fios, retalhos, botões, carretilhas, aviamentos, barbantes e lãs. A doação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h.
Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)
Exposição de artes – O Centro Juvenil de Artes Plásticas participará de dois dias no evento “Vivências Pedagógicas do curso de Formação de Docentes”, que acontecerá na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP) entre os dias 2 a 6 de dezembro.
Na terça-feira (3), às 17h30 na BPP e quarta-feira (4), às 14h no IEPPEP, os docentes em formação do 1º e 4º ano farão uma exposição de suas próprias obras e também exibirão as obras de alunos alcançados pelo projeto Artistas Paranaenses, com presença de alguns artistas paranaenses homenageados nos trabalhos. As exposições são gratuitas e abertas a todos.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.
Música – Na quarta (4), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá apresentação de orquestra de violões. Entrada livre e gratuita.
Lançamento – Na quinta-feira (5), às 19h, o Museu Paranaense (MUPA) lança o catálogo da exposição “Objeto Sujeito”. Inaugurada em dezembro de 2024, a mostra de longa duração reúne doze artistas brasileiros contemporâneos que, junto ao acervo histórico do museu, questionam narrativas e criam outras de acordo com as demandas do presente.
No dia, haverá uma mesa de conversa entre o coletivo curatorial da exposição, composto por Felipe Vilas Bôas e Richard Romanini, da equipe do MUPA, e Pollyana Quintella, curadora convidada, e alguns dos artistas participantes: Érica Storer, Willian Santos e Gustavo Magalhães. Além da disponibilização do catálogo no site do MUPA, haverá uma distribuição gratuita de 20 exemplares da publicação, sorteados entre os visitantes presentes.
Arte têxtil – estamparias, padronagens e simbologias – Nesta sexta-feira (29), às 14h, o artista e professor Nelson Sebastião conduzirá uma oficina que explora o universo das obras têxteis de diferentes culturas, comunidades e artistas, com matrizes, papéis e tecidos de países do oeste da África, como Gana e Costa do Marfim, além da arte indígena brasileira. Para participar, basta adquirir os ingressos comuns de acesso ao Museu na bilheteria ou no site e fazer a inscrição prévia AQUI.
Laboratório de Experiências – Tinta Acrílica – No dia 4 de dezembro acontece o “Laboratório de Experiências: Tinta Acrílica”, uma atividade artística com duas sessões, às 10h30 e às 14h30, sendo esta última acompanhada por intérprete de Libras. Aberta ao público e sem necessidade de conhecimento prévio em arte, a experiência permitirá explorar a pintura em superfícies como tecido e acetato, além de experimentar o uso de espátulas para criar diferentes possibilidades artísticas. As inscrições serão feitas no local, com abertura 15 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada.
Em cartaz – “O Olho da Noite – Jean-Michel Othoniel”, “Alex Flemming 70 Anos”; “German Lorca, Mestre da Fotografia”; “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Guairão
Gala Puccini 100 anos – A Orquestra Sinfônica do Paraná fará neste domingo (1.º), às 10h30, uma apresentação em homenagem ao centenário de morte de Giacomo Puccini, um dos maiores compositores de ópera da história. O concerto encerrará a temporada 2024 com um programa especial dedicado aos clássicos do artista, começando com um Prelúdio Sinfônico de 12 minutos e seguindo com trechos de obras icônicas como La Bohème, Gianni Schicchi, La Rondine, Madame Butterfly, Manon Lescaut, Tosca e Turandot. Os solistas convidados, Martin Muehle, Ludmilla Bauerfeldt, Paulo Mandarino e Marly Montoni, têm carreiras internacionais de destaque. Ingressos disponíveis pelo site Disk Ingressos.
“Crisálida”, com abertura do grupo de dança EDTG – Sexta-feira (29), às 20h, a Escola de Dança Teatro Guaíra encerra sua temporada 2024 com o espetáculo “Crisálida”, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Resultado de uma parceria entre a Escola de Dança e o Balé Teatro Guaíra, a obra reúne seis coreografias e celebra a formatura das turmas de 2024. O Grupo de Dança da EDTG abrirá a noite com a clássica coreografia Les Sylphides. Garanta seus ingressos AQUI.
“A Lista” – com Lilia Cabral e Giulia Bertolli – Após mais de uma década longe dos palcos de Curitiba, Lilia Cabral retorna à cidade ao lado de sua filha, a atriz Giulia Bertolli, com a peça A Lista. O texto de Gustavo Pinheiro, com direção de Guilherme Piva, será apresentado em sessão única no sábado (30), às 21h. Garanta seus ingressos AQUI.
Guairinha
“Atazanado” – Na comédia “Atazanado”, Rodrigo Sant’Anna interpreta cinco personagens: uma mãe rica que precisa cuidar dos filhos enquanto a babá está de férias; um carnavalesco confuso em busca de componentes para suas alas; a mulher do site de busca, que perde a paciência com perguntas idiotas; e um peru natalino que retorna do além irritado, tornando-se um encosto para quem o comeu na ceia. As apresentações serão no sábado (30), às 21h, e no domingo (1.º), às 18h. Garanta seus ingressos AQUI.
José Maria Santos
“Bla Bla Land” – No espetáculo Bla Bla Land, o adorável reino homônimo é habitado por personagens conhecidos de histórias e contos de fadas. Durante a ausência do rei Arthur, o reino sofre um terrível golpe e, para restaurar a paz e a liberdade, seus habitantes precisam da ajuda de um distante reino: La La Land. Essa produção é o espetáculo de conclusão do módulo 2 do curso de formação em teatro musical do Projeto Broadway. As apresentações acontecem na sexta-feira (29), às 20h, no sábado (30), às 19h, e no domingo (1.º), às 18h. Ingressos pelo site Deu Balada.
Big Broadway Brasil – Em Big Broadway Brasil, personagens icônicos da Broadway são confinados em uma casa cheia de câmeras e surpresas, competindo por um grande prêmio: protagonizar um revival na Broadway. Esse é o espetáculo de conclusão do módulo 1 do curso de formação em teatro musical do Projeto Broadway, com enredo e roteiro criados pelos próprios alunos. A abertura ficará por conta da turma do curso introdutório Em Cartaz, que apresentará números inspirados no famoso musical Wicked. A apresentação será no domingo (1.º), às 14h. Ingressos AQUI.
Miniauditório
“Fake-News” – No seu décimo solo cômico, Fábio Silvestre mistura stand up e personagens para levar a plateia a uma viagem pela história da mentira, desde a pré-história até o cenário atual das redes sociais, onde ela se tornou um negócio lucrativo. Durante o espetáculo, personagens se defendem ou se garantem com mentiras, e, em uma homenagem a Ariano Suassuna, Silvestre o celebra como Seu Severino, que conta a história de sua fuga da pequena Catingueira, no sertão da Paraíba, até chegar a Curitiba, em cima de uma Yamaha CG 125, em apenas 8 horas. As apresentações acontecem de quinta (28) a sábado (30), sempre às 21h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingressos.