O atual presidente da casa de leis é cotado para trocar o Legislativo em 2025 pelo Executivo, para assumir a Secretaria de Governo, hoje ocupada por Luiz Fernando Jamur, um cargo estratégico da coordenação política do governo Eduardo Pimentel (PSD), Marcelo Fachinello (Pode) foi convidado há 10 dias para o cargo e é aliado do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) há alguns anos.
Marcelo Fachinello gostaria de continuar como presidente da Câmara Municipal de Curitiba, mas vai para a Secretaria de Governo já que é mais político do que Luiz Fernando Jamur (Pode), que na gestão Rafael Greca criou inamizades com políticos, lideranças e o funcionalismo.
Ainda não se sabe se Marcelo Fachinello irá acumular as mesmas funções de Luiz Fernando Jamur, como articulador para a Secretaria de Obras ou para os empréstimos em bancos, como o BID.
Fachinello também é inimigo do funcionalismo. Não adianta tirar um secretário que está desgastado com o funcionalismo e colocar outro que odeia o funcionalismo. O que eles tem que entender é que a prefeitura não anda sozinha, é preciso ter funcionário para que tudo aconteça.
Troca na SGM, mas não troca na PGM? Senhor novo prefeito, quem manda é o senhor ou continuará sendo o Rafael Greca? Pq manter essa procuradora geral após 8 anos? Não tinha ninguém na praça um pouco mais qualificado que ela?