spot_img
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralRota dos índios tupi-guarani vai ligar Paraná ao Pacífico e aos Incas

Rota dos índios tupi-guarani vai ligar Paraná ao Pacífico e aos Incas

spot_img
spot_img

O Paraná firmou um Acordo de Cooperação Técnica com os estados de São Paulo e Santa Catarina durante o 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, em São Paulo. O objetivo do acordo é criar uma rede de apoio mútuo para o desenvolvimento do Caminhos do Peabiru, trilha histórica de grande relevância cultural e turística. A iniciativa é liderada pelas secretarias estaduais de Planejamento e Turismo.

O Caminhos do Peabiru é uma rota ancestral utilizada pelos índios tupi-guarani para se conectar ao Oceano Pacífico e aos Incas. A trilha atravessa praticamente todo o território paranaense, com ramificações que alcançam os estados de São Paulo e Santa Catarina. O projeto busca resgatar esse legado histórico e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo de aventura e caminhada, gerando desenvolvimento econômico e oportunidades de emprego nas regiões contempladas.

No Paraná, o processo de revitalização da trilha já começou, com ações como o mapeamento das rotas originais e a inserção do tema nas escolas, estimulando o interesse cultural e turístico. Durante o congresso, a governança do projeto avançou com a definição de estratégias para consolidar uma cooperação regional integrada. A experiência paranaense serviu como referência para a criação de um plano de trabalho conjunto, baseado em pilares como legislação, pesquisa e metodologia de projetos.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, firmar o acordo com São Paulo e Santa Catarina para integrar esses Estados nesse ativo que cruza o Paraná, conectando-o ao Paraguai, Bolívia e Peru, é um grande passo para desenvolver esse novo ativo turístico.

“Nós temos confiança de que essa trilha pode ser um grande projeto de desenvolvimento turístico e econômico, e o trabalho de parceria com os demais estados vai ajudar a termos mais avanços nessa agenda”, disse.

Além da troca de informações entre os Estados, será fomentado o engajamento comunitário local e indígena na gestão e desenvolvimento do Caminhos de Peabiru, crucial para garantir que as práticas culturais e ambientais sejam respeitadas e preservadas.

Ao seguir essas estratégias, os três estados podem garantir um desenvolvimento coordenado e sustentável do atrativo, preservando sua rica história e cultura para as futuras gerações.

FOZ DO IGUAÇU – Além da assinatura do acordo de cooperação, foi anunciado no evento que Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, sediará a quarta edição do Congresso Brasileiro de Trilhas e a primeira em nível pan-americano, no segundo semestre de 2025. O palco será as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, que conta em seu entorno com uma grande variedade de trilhas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, receber o evento pela primeira vez no Paraná é uma grande oportunidade. “Temos um potencial espetacular quando se trata de trilhas terrestres ou aquáticas, contando também com a maior reserva intacta de Mata Atlântica. Agora, teremos a oportunidade de mostrar que o Paraná não é rico apenas em paisagens bonitas, mas sim, em infraestrutura, atendimento de qualidade e na aliança entre o turismo e preservação ambiental, o Estado mais sustentável do País”, disse.

“É necessário estudar e entender como funciona a implantação de uma trilha e como ela pode virar um roteiro, por isso temos um trabalho voltado à infraestrutura, às políticas públicas e à preservação do meio ambiente, por meio do turismo responsável. Isso acarreta no bem-estar dos turistas, da natureza e dos trabalhadores, que têm novas formas de gerar emprego e renda por meio do setor”, completou Nunes.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -