Uma pesquisa de opinião encomendada pela Secretaria da Educação e realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que três em cada quatro paranaenses aprovam o Programa Parceiro da Escola. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (18), foi realizado entre 24 de outubro e 11 de novembro, ouvindo pais e responsáveis de alunos em 85 escolas incluídas no programa, em diversas cidades.
Os resultados mostram que 75% dos entrevistados avaliam positivamente a iniciativa, enquanto 17,8% são contrários e 7,3% não souberam ou preferiram não responder. A pesquisa também aponta que a aprovação entre os homens alcança 75,5%, enquanto entre as mulheres fica em 74,8%.
Aprovação por faixa etária e região
Ao analisar a aceitação por idade, a pesquisa mostra percentuais consistentes. Jovens de até 30 anos apresentam 73,6% de aprovação, um índice que sobe para 76,9% entre 31 e 40 anos, 73,9% entre 41 e 50 anos, 71,2% na faixa de 51 a 60 anos e atinge 79% entre pessoas com 61 anos ou mais.
Regionalmente, a adesão ao programa varia. A maior aprovação foi registrada em Assis Chateaubriand (86%), seguida por Foz do Iguaçu (84,5%) e Laranjeiras do Sul (81,6%), enquanto os menores índices foram em Pitanga e Francisco Beltrão, ambos com 60%. Outras regiões que registraram índices iguais ou superiores à média estadual incluem Curitiba (79%), Londrina (81,4%), Maringá (78,5%) e Cascavel (77,5%).
Escolas com destaque no levantamento
Entre as 85 escolas avaliadas, 29 obtiveram índices superiores a 80% de aprovação. Destaque para o Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (Curitiba), que lidera com 92%, seguido pelo Colégio Estadual Dirce de Aguiar Maia (Maringá) e o Colégio Estadual Prof. Maria Aguiar Teixeira (Curitiba), ambos com 90%. Em todas as escolas consultadas, a aprovação ultrapassou 50%, reforçando a aceitação ampla do programa no estado.
De acordo com a pesquisa, 62,2% conhecem ou já ouviram falar do programa. Apenas em uma região, Cornélio Procópio, o número de pessoas que não conhecem é maior, chegando a 62,1%. Entre os 85 colégios, 75 reúnem mais pessoas que conhecem.
A pesquisa também fez outras quatro perguntas sobre detalhes o programa: a continuidade da gratuidade, disponibilidade de uniformes, fim das aulas vagas e atividades de contraturno. No quesito gratuidade, por exemplo, 65,6% afirmam que têm conhecimento sobre a manutenção da educação 100% gratuita, com apenas uma região, Apucarana, em que 52% não conhecem essa informação.
O programa da Secretaria da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.