A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil não está restrita aos escritórios de advocacia, ganhou status de tendência política, com possibilidade de renovação e com posicionamentos de vários setores da sociedade civil, o deputado estadual Denian Couto (Podemos), que também é advogado e professor, não ficou em cima do muro, declarou voto a Flávio Pansieri e à chapa “Pela Ordem 10”, de oposição a continuísta XI de Agosto, provocando reboliço nos meios jurídicos.
O posicionamento provocou reação do presidente da chapa XI de Agosto, Luiz Fernando Pereira, em um portal de notícias, criticou Denian Couto pela decisão de aderir a tendência de renovação na OAB-PR, o deputado reagiu politizando a campanha: “o doutor Pereirinha não gosta da minha opinião porque eu falei para o Paraná inteiro que ele tem vinculação histórica e direta com o PT e partidos satélites. Ele até doou para campanha eleitoral da esquerda. E isso, em nada tem a ver com a advocacia do doutor Pereira. Ele pode representar quem ele quiser”. E finaliza: “O assunto, neste caso, é outro: nós não podemos entregar a OAB na mão do PT”.
Além das chapas “Pela Ordem” e “XI de Agosto”, a chapa “OAB Democrática”, que tem o advogado Marlus Arns como candidato a presidente, disputam o comando da Ordem no Paraná para o triênio 2025/2027. A eleição acontece no dia 22 de novembro e deve ter a participação de 90 mil advogados.