Amanhã, a Assembleia Legislativa do Paraná celebrará os 25 anos da Fiocruz Paraná em uma cerimônia especial. O evento integra a agenda parlamentar, que inclui audiências públicas, sessões plenárias e reuniões de comissões e grupos temáticos.
Proposta pela deputada Maria Victoria (PP), a homenagem à Fiocruz Paraná contará com a presença do diretor da instituição, Stenio Fragoso, e de diversos colaboradores. A Fiocruz Paraná destaca-se pelo desenvolvimento de pesquisas, prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais, produção de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, além de atuar no ensino, formação de profissionais e programas sociais. A celebração será realizada na segunda-feira (4), às 18h, no plenário.
Também está programada a divulgação de uma nova parceria. O criador do personagem das figurinhas “Zequinha”, Nilson Müller, participará do Grande Expediente para falar sobre o apoio ao Programa Tampinha Paraná. Esta iniciativa, promovida pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, presidido por Rose Traiano, incentiva a coleta de tampinhas plásticas como ação de solidariedade e sustentabilidade. A apresentação está marcada para as 14h30, sob proposta do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).
Na terça-feira (5), uma sessão solene marcará os 129 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, estabelecidas em 5 de novembro de 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países, em Paris. A partir desse marco, treze anos depois, o navio Kasato-Maru trouxe as primeiras 165 famílias japonesas ao porto de Santos.
A celebração, organizada pela deputada Maria Victoria, ocorrerá às 18h30 no plenário, com a presença do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, do cônsul adjunto, Oiwa Rei, e de representantes da comunidade nipo-brasileira, em tributo à amizade e intercâmbio cultural entre os dois países.