spot_img
sábado, dezembro 21, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaAgenda cultural em Curitiba está acima da expectativa

Agenda cultural em Curitiba está acima da expectativa

spot_img
spot_img

A agenda cultural da semana está repleta de atrações, incluindo eventos inéditos para todos os públicos e faixas etárias, com opções que vão de espetáculos teatrais a literatura e artes visuais.

O evento cultural da semana acontecerá no MIS-PR, onde no dia 6 de novembro, às 20h, a sessão de encerramento do festival de cinema fantástico DJANHO!, com o filme o “Godzilla” (1954), de Ishiro Honda, um clássico do cinema japonês e mundial.

A programação abrange atividades em espaços administrados pelo governo do Paraná, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Devido ao feriado de Finados, neste sábado (2), a BPP estará fechada, retomando as atividades na segunda-feira (4), enquanto os demais locais manterão a agenda habitual.

No Teatro Guairinha, o destaque é uma homenagem dançada ao centenário de Poty Lazzarotto.

Já no palco do Teatro José Maria Santos, estreia neste sábado o “Projeto Espanto”, trazendo novidades cênicas para o público.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Funcionamento especial – Devido ao feriado de Finados, a BPP estará fechada no sábado (2). As atividades culturais retornam na segunda-feira (4), a partir das 8h30.

A publicação também traz uma entrevista com Mariana Carolo, que está lançando o livro “Meridiano Infinito: Notas de David Foster Wallace”, pela editora Madame Psicose, um ensaio sobre a influência de Cormac McCarthy nos textos de Wallace; os relatos da paranaense Almira Maria Maciel, militante histórica do Movimento Negro Unificado (MNU), para a série Mulheres contra a Ditadura; um ensaio de Adriana Tulio Baggio sobre a obra de Carolina Nabuco (1890-1981), escritora e tradutora brasileira; além de muitos outros conteúdos inéditos.

“A Lobo” – A partir desta sexta-feira (1º), o Hall Térreo abre espaço para a exposição dos desenhos e ilustrações de crianças e pais, participantes do projeto “A Lobo”, da produtora cultural Poço e Pêndulo. As artes também estão presentes no livro “A Lobo”, que retrata, a partir da visão dos pequenos, uma narrativa intimista sobre bem-estar das comunidades curitibanas, tais como saúde mental, a criação de um diálogo coletivo não-violento e a importância de uma educação infantojuvenil que priorize a inteligência emocional e independência intelectual. A exposição permanece até 30 de novembro.

Ler junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 4, é “Gol de padre”, de Stanislaw Ponte Preta, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada oficina coordenada pela escritora Lilia Souza. O encontro acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre no dia 7.

Lançamento dos livros “O segredo de monte alegre” e “Brumadinho e a terra encantada” – Na terça-feira (5), às 14h, no Hall Térreo da Biblioteca, acontece o lançamento de dois livros que destacam a resistência do povo quilombola e da população indígena, da autora Flavia Costa Lima Dubberstein. As obras abordam temas como memória, herança cultural, crimes ambientais e resiliência, proporcionando reflexões profundas sobre esses assuntos. O evento também terá bate-papo e sessão de autógrafos.

Lançamento do livro “A rotina em minha retina: crônicas de uma vida como a sua” – Na próxima quinta-feira, às 17h, o Hall Térreo também será palco do lançamento do livro de Tathyane Ludwig, uma coletânea de crônicas autorais sobre experiências, anseios, dores e amores comuns a todos.

Jornal Cândido – O periódico online Cândido, edição 155, está disponível, com uma reportagem especial sobre como grandes autores tiveram seus escritos impactados pelo extrativismo ambiental no Brasil, causado pela prática da cafeicultura, principalmente na Floresta da Tijuca (RJ), cenário de textos de Clarice Lispector, Monteiro Lobato e José de Alencar. Ainda, na retranca, uma prateleira de livros que inspiraram o tema da reportagem.

Seção Infantil

Conversa com Anna Rapha – Nesta sexta-feira (1º), a autora Anna Rapha Nunes marca presença no Auditório para conversar com o público infantojuvenil, às 15h. Anna já publicou mais de 20 livros e realiza, desde 2015, oficinas e palestras em escolas com temas voltados à literatura.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual:

“Estão Todos Bem” | Classificação: +12 | Duração: 1h 39 minutos

“Gente Grande” | Classificação: +12 | Duração: 1h 42 minutos

“A Escalada” | Classificação: +14 | Duração: 1h 41 minutos

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Quarta Pública – Com entrada gratuita, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a “Quarta Pública”, composta por atividades interativas. No dia 6 de novembro, será realizada a atividade “Sala Aberta: práticas curatoriais”, que incluirá uma visita mediada e uma roda de conversa com as curadoras Carolina Loch e Joanes Barauna. A atividade começa às 14h30 e não requer inscrição prévia.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) 

Sarau Corpo e Poesia – Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o Museu Casa Alfredo Andersen recebe uma programação inédita e gratuita com apresentações de balé, declamações de poesias e música. Intitulado Sarau Corpo & Poesia, o evento começa às 18h30 e, devido ao limite de espaço para 40 pessoas, a entrada será por ordem de chegada. O Sarau será na sala Rotativa e contará com uma visita guiada pela artista da atual exposição “Segredo da Cor”, Cecifrance Aquino.

Andersen vai à praça – Na terça-feira, dia 5, o setor educativo do MCAA receberá o público externo em uma tarde de visita guiada e jogos na praça Alfredo Andersen (295, Bigorrilho, Curitiba). Localizada na frente do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, a praça contém algumas obras do pai da pintura paranaense e terá um standing com diversos jogos relacionados às artes visuais para aproveitar com toda a família. O evento gratuito inicia às 14h e é aberto a todas as idades.

Exposição Essência em Preto e Branco – Continua em cartaz a exposição “Essência em Preto e Branco”. Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro. Entrada Gratuita.

Prorrogação – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até 15 de novembro. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo.

Música – Na quarta (06), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá a Família Garcia. Entrada livre e gratuita.

Festival Djanho! – O Cadeia Produtiva, novo espaço cultural vinculado ao MIS-PR, receberá em 6 de novembro, às 20h, a sessão de encerramento do festival de cinema fantástico DJANHO! O filme será o “Godzilla” (1954), de Ishiro Honda. As inscrições são gratuitas, mas é necessário chegar cedo para garantir ingresso.

Museu Paranaense (MUPA)

Exposição “Aos espíritos minerais” – Está em cartaz a exposição individual da artista Luana Vitra, intitulada “Aos Espíritos Minerais”. A mostra reúne desenhos e esculturas que exploram as dimensões espirituais e afetivas de elementos como ferro, cobre e chumbo. Em diálogo com suas raízes mineiras, a pesquisa de Luana Vitra traz à tona reflexões sobre traumas históricos, como a escravidão e o impacto de séculos de extrativismo. A entrada é gratuita.

Exposição “Vênus como mirada” – Segue em exibição a mostra da artista Val Souza. Por meio de uma série de impressões lenticulares, Val sobrepõe seus autorretratos a imagens de mulheres negras do século XIX, criando camadas de conexão histórica que questionam o olhar colonial.

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

Arte para maiores – Encontro na exposição  África – A partir de terça-feira (5), os encontros do mês de novembro do Arte para Maiores serão realizados na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, dedicada ao acervo de arte africana do MON. A equipe do museu fará uma visita mediada à mostra e, em seguida, conduzirá uma oficina para encerrar o encontro. A atividade acontecerá das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON, e é voltada para pessoas com 60 anos ou mais.

Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte. A entrada no museu é gratuita para maiores de 60 anos, mas é necessário fazer inscrição AQUI.

Museu Paranaense de Ciências Forenses (MPCF) 

Festival Djanho! – Espaço pertencente à Polícia Científica do Paraná participa do DJANHO!, um dos maiores festivais de cinema fantástico do Brasil. A atividade acontece no antigo necrotério de Curitiba, hoje parte MPCF, em Curitiba. Após uma primeira apresentação na quinta (31 de outubro) o espaço recebe neste sábado (02), às 20 horas, a sessão Sangrentos do DJANHO!, uma coletânea de cinco curtas-metragens internacionais de horror mais violentos e gráficos.   

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairinha

“Po(r)ty. Uma homenagem dançada ao centenário de Poty Lazzarotto” – Será apresentada nos dias 1º e 2 de novembro, às 16h e 20h. O espetáculo é do Dancep – Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná. A apresentação homenageia Poty Lazzarotto (1924-1998), renomado artista da pintura, desenho e gravura, que também ilustrou histórias em quadrinhos e produziu murais, vitrais, painéis, além de obras em madeira, concreto e cerâmica. Curitiba é repleta de trabalhos de Poty, incluindo o emblemático mural na Praça 19 de Dezembro. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

José Maria Santos

“Espanto” – Na obra, dirigida por Sueli Araujo, é proposta uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir de sua experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. O público é convidado a mergulhar no espanto, enquanto um afeto que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca por outros sentidos e formas de viver no presente. As apresentações acontecem na sexta (01), e sábado (02), todas às 20h, e no domingo (03) às 19h. Ingressos a partir de R$ 10,00, na bilheteria.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -