sábado, outubro 26, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaCuritiba respira cultura na semana da escolha de novo prefeito

Curitiba respira cultura na semana da escolha de novo prefeito

spot_img
spot_img

Final de semana de Curitiba agitada, mesmo rolando eleição de segundo turno entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB), a programação da cidade não irá parar, mesmo porque não teremos lei seca na capital, então o jeito é pegar as crianças, a namorada ou a mulher e cair na gandaia cultural.

As recomendações são muitas, de música clássica a teatro, de exposições a filmes, não dá para ficar o final de semana jogando Counter-Strike ou Need For Speed.

Um dos destaques é a Orquestra Sinfônica do Paraná, que se apresenta no domingo (27) pela manhã com o programa “Encontro com o Barroco”, trazendo duos de violino e violoncelo de Vivaldi e peças de Bach e Rameau, sob a regência do maestro convidado Luís Otávio Santos. No clima do Dia das Bruxas, o Miniauditório do Centro Cultural Teatro Guaíra recebe no fim de semana a peça de terror “Pilar de Fogo”.

Na quarta-feira (30), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) promovem atividades especiais. No MAC, a Quarta Pública terá uma roda de conversa com Eduarda Castro, baseada no livro Uma Africana no Louvre, de Anne Lafont, pela manhã, além de uma oficina do Coletivo Bordas à tarde. No MON, ocorre uma oficina para educadores sobre a obra do artista Alex Flemming.

A Biblioteca Pública do Paraná segue com a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca até o dia 29, oferecendo palestras, rodas de conversa, cine literário e exposições. Haverá também atividades inclusivas, como o “Encontro de Eficientes”, “Me Representa” e o Projeto Cine Inclusivo na Seção Braille. Para os amantes do cinema, o MIS-PR exibirá no dia 31 o filme A Selva (1976), de Márcio Souza, no Cineclube Cerejeira.

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Os eventos de 23 a 29 de outubro fazem parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Ler junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 28, é “Doramar ou a odisseia”, de Itamar Vieira Junior, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, acontece a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro será no dia 31.

Cine Literário – Exibição do filme “O menino que descobriu o vento”, nesta sexta-feira (25), às 17h30, no auditório da Biblioteca.

Aventuras Literárias – Bate-papo com a jornalista, doutora em Letras e autora Claudia Nina, que conversa com o público infantojuvenil sobre suas experiências de leitura e escrita. É na próxima terça-feira (29), às 14h, na Seção Infantil.

Poesia em Casa – Roda de conversa sobre poesia no Hall Térreo da BPP, com Lilia Souza, atual presidente da Academia Paranaense da Poesia; Valéria Borges da Silveira, escritora, poeta e produtora cultural; e Fabio Santiago, jornalista e criador do blog “Acre Infuso”. É na próxima terça-feira (29), às 16h.

Homenagem para Adélia Woellner – Na terça-feira (29), a BPP homenageia a escritora Adélia Maria Woellner, integrante da Academia Paranaense de Letras e do Centro de Letras do Paraná, com a placa “Amiga da Biblioteca Pública do Paraná”. É às 17h, no Hall Térreo.

Cine Documentário – Exibição dos documentários “IE: Capoeira em Curitiba” e “Helena de Curitiba” na terça-feira (29), às 17h30, no auditório da Biblioteca. A classificação indicativa é livre.

Lançamento de livro e roda de leitura – Com a escritora, tradutora e agitadora cultural Julia Raiz, que estará mediando o lançamento de “Cada dia é um amanhã – narrativa de um imigrante”, do poeta, escritor e professor haitiano Rei Seely. O evento acontece na quinta-feira (31), às 17h, no Hall Térreo.

Jornal Cândido – O periódico online Cândido, edição 155, está disponível, com uma reportagem especial sobre como grandes autores tiveram seus escritos impactados pelo extrativismo ambiental no Brasil, causado pela prática da cafeicultura, principalmente na Floresta da Tijuca (RJ), cenário de textos de Clarice Lispector, Monteiro Lobato e José de Alencar. Ainda, na retranca, uma prateleira de livros que inspiraram o tema da reportagem.

A publicação também traz uma entrevista com Mariana Carolo, que está lançando o livro “Meridiano Infinito: Notas de David Foster Wallace”, pela editora Madame Psicose, um ensaio sobre a influência de Cormac McCarthy nos textos de Wallace; os relatos da paranaense Almira Maria Maciel, militante histórica do Movimento Negro Unificado (MNU), para a série Mulheres contra a Ditadura; um ensaio de Adriana Tulio Baggio sobre a obra de Carolina Nabuco (1890-1981), escritora e tradutora brasileira; além de muitos outros conteúdos inéditos.

Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido

Seção Infantil

Cine Pipoca – Evento realizado uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para setembro, que será exibido nesta sexta-feira (25), é “ParaNorman” (2012), dirigido por Sam Fell e Chris Butler. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h, no Auditório da BPP.

Roda de Conversa – Sobre literatura infantil, com as autoras e pesquisadoras Célia Cris, Alvaro Posselt, Thaisa Camargo, Renata Baglioli, Ana Rapha, Maisa Cardoso e Tatjane Garcia, na sexta-feira (25), às 16h, no Hall Térreo.

Oficina de Desenho Livre – Ministrada por Clara Viana, como contrapartida social do livro infantojuvenil “A Lobo”, no próximo sábado (26), às 10h, na Seção Infantil. A ideia é incentivar a criatividade das crianças em esboços feitos a partir de sombras criadas por objetos do cotidiano e partes do corpo.

Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (26), às 10h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira (28), o conto é “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado.

Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda (28), às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Seção Braille

Encontro de Eficientes – Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (25), das 14h30 às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.

“Me Representa” – Projeto da Seção Braille que reúne voluntárias para confeccionar bonecas que representem a diversidade como instrumento capaz de fortalecer a autoestima das crianças e ensiná-las sobre a diversidade existente no mundo, de forma que elas se tornem protagonistas das próprias vidas. É na próxima segunda-feira (28), às 14h.

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Imagens do Invisível – Classificação: Livre – Média-metragem

Sinhá Moça – Classificação: +12 – Longa-metragem

Imagine Só – Classificação: Livre

Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Quarta Pública – Nas quartas-feiras de entrada gratuita, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a “Quarta Pública”, com atividades interativas. No dia 30 de outubro a programação contará com duas atividades. Pela manhã, das 10h às 12h, acontecerá uma roda de conversa com Eduarda Castro, baseada no livro “Uma Africana no Louvre”, da historiadora da arte francesa Anne Lafont. A atividade é organizada pelo Programa Paraná Fala Francês da Unespar e tem classificação livre. À tarde, das 14h às 16h30, a sala 09 receberá o Coletivo Bordas para uma oficina colaborativa de bordado, que propõe uma abordagem livre e criativa, utilizando o ambiente da exposição “COLETIVA”, na mesma sala, como inspiração para novas formas de expressão. Esta atividade tem classificação indicativa de 16 anos.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Exposição Essência em Preto e Branco – Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada Gratuita.

Exposição “Segredo da Cor” – Até o dia 15 de novembro, a mostra individual da artista Cecifrance Aquino estará exposta para visitação. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada Gratuita.

Encerramento das Inscrições – Oficina Conversa sobre processo criativo e workshop de desenho – As inscrições para a oficina com Yuri Rosa, residente do MCAA, encerram nesta sexta-feira (25). A atividade ocorrerá no dia 1.º de novembro, a partir das 14h, e busca unir teoria e prática do processo criativo. A oficina será dividida em duas partes: a primeira, teórica, abordará o trabalho de Yuri e seu processo criativo; a segunda, prática, focará em desenho e construção de uma biblioteca visual. Os participantes devem levar sketchbook, papéis para desenho, esfuminho, borrachas, estilete, carvão e grafite. Inscrições limitadas até o dia 25 através desse formulário.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Mostra Iconoclássicos – De 21 a 25 de outubro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta a Mostra Iconoclássicos no mais novo espaço cultural de Curitiba, a “Cadeia Produtiva”. Serão sessões diárias e gratuitas de filmes seguidas de rodas de conversa com convidados especiais. Confira a programação completa AQUI.

Exposição Desver – Desde terça (15), o MIS-PR está com a exposição “Desver” aberta ao público, uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “video painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo.

Música – Na quarta (30), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá recital de apresentação do Grupo Mokoia. Entrada livre e gratuita.

Cineclube – No dia 31 de outubro, às 14h30, o Cineclube Cerejeira apresenta o filme “A Selva” (1976), de Márcio Souza. O filme é o primeiro longa-metragem do escritor e diretor, um marco para o cinema amazônico. O cineclube vai debater sobre como as imagens do cinema brasileiro retratam a Amazônia na atualidade.

Museu Paranaense (MUPA)

Exposição “Aos espíritos minerais” – Está em cartaz a exposição individual da artista Luana Vitra, intitulada “Aos Espíritos Minerais”. A mostra reúne desenhos e esculturas que exploram as dimensões espirituais e afetivas de elementos como ferro, cobre e chumbo. Em diálogo com suas raízes mineiras, a pesquisa de Luana Vitra traz à tona reflexões sobre traumas históricos, como a escravidão e o impacto de séculos de extrativismo. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON na Escola – Alex Flemming 70 anos – Na próxima quarta-feira (30), o MON oferecerá uma atividade voltada a licenciandos, educadores e professores e convida a refletirem sobre as potencialidades educativas presentes na obra de um dos mais relevantes artistas brasileiros da atualidade, Alex Flemming. A atividade terá duas sessões: Sessão 1 às 9h30 e Sessão 2 às 14h, no Espaço de Oficinas, no subsolo do MON. Serão emitidas declarações de horas para estudantes e professores de instituições privadas. Para receber o documento, é necessário assinar a lista de presença no dia da atividade e solicitá-lo posteriormente pelo e-mail informado. As vagas são limitadas, e é preciso fazer inscrição prévia.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Encontro com o Barroco – Orquestra Sinfônica do Paraná: No domingo (27), às 10h30, o Guairão apresenta um concerto que destaca talentos locais: os quatro solistas são integrantes da Orquestra e executarão concertos para duos de violino e violoncelo de Vivaldi. No programa, obras de Bach, Vivaldi e Rameau, sob a batuta do maestro convidado Luís Otávio Santos, um mineiro de destaque no universo da música antiga. A apresentação acontece no domingo (27), às 10h30. Ingressos disponíveis pelo Deu Balada.

Guairinha

GAG – com o G2 CIA. DE DANÇA : Na sexta (25) e sábado (26) às 20h, e domingo (27) às 19h, ocorrerão as apresentações de “GAG”. A produção, inspirada na obra “Sobre o Teatro de Marionetes” do escritor alemão Heinrich von Kleist, mergulha no universo mágico e intrigante do teatro de marionetes para abordar questões existenciais da condição humana. Com direção de Gabriel Villela, conhecido por sua inventividade e sensibilidade artística, a montagem combina dança e teatro, utilizando uma estética barroca que valoriza o imaginativo. Ingressos no Deu Balada.

Miniauditório

Pilar de Fogo: Após o sucesso no Festival de Curitiba 2024, “Pilar de Fogo” retorna para uma temporada especial de Halloween, prometendo uma experiência teatral única e impactante, repleta de novidades tecnológicas que aliam a arte dos palcos a hologramas e projeção mapeada. As apresentações serão no sábado (25) e domingo (26), ambas às 20h. Ingressos disponíveis AQUI.

José Maria Santos

Projeto Espanto: Na obra, dirigida por Sueli Araujo, é proposta uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir de sua experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. O público é convidado a mergulhar no espanto, também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a mulher-política como protagonista da busca por outros sentidos e formas de viver no presente. As apresentações acontecem na quarta (30), quinta (31), sexta (01), e sábado (02), todas às 20h, e no domingo (03) às 19h. Ingressos a partir de R$ 10,00, na bilheteria.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -