Por ter a maior bancada do legislativo na 19ª Legislatura da Câmara de Curitiba, o PSD é o favorito para ficar com a vaga de presidência, mas os partidos estão se movimentando para endurecerem o jogo, o presidente estadual do União Brasil, Felipe Francischini, confirmou ao Blog do Tupan que a legenda acertou a criação de um bloco com o Agir e o PMB, criando uma bancada com seis integrantes, o mesmo número da sigla de Eduardo Pimentel (PSD).
O PL também está se insinuando para entrar no bloco do União Brasil, Agir e PMB, que aumentaria para dez vereadores e reforçaria a tendência de direita na casa de leis, podendo lançar o nome de Eder Borges (PL), se conseguir atrair o PP, o PRD, o MDB e o Novo.
O Podemos quer fechar um bloco de 12 vereadores com o PSD e o Republicanos, mas as conversas até agora não evoluíram, Marcelo Fachinello paquera mais um mandato ou a vaga na Secretaria de Esportes.
O PT está conversando com o PSB, o Psol e o PDT para ter um bloco de sete vereadores e garantir lugar na Mesa Executiva.
O PP também está iniciando conversas, o PRD está vacilando, assim como o MDB e o Novo.
Pode ocorrer dos partidos fazerem um blocão para dividirem os sete cargos da Mesa Diretora, mas a tendência é de se fazer uma chapa de consenso.