O fim do ciclo da deputada federal no comando nacional do Partido dos Trabalhadores está chegando, nos bastidores ela vem trabalhando para ocupar uma cadeira no ministério do governo de esquerda de Luiz Inácio Lula da Silva, de preferência na chefia da Casa Civil, que tem sede no Palácio do Alvorada, espaço localizado pertinho do gabinete ocupado pelo presidente petista.
Gleisi Hoffmann sonha em disputar uma cadeira no Senado Federal, mas o desempenho do PT no Paraná é um empecilho para o futuro político dela, arriscar ou não ficar sem mandato, essa deve ser a questão que a petista deve ficar refletindo todas as noites antes de dormir.
A Casa Civil daria projeção para Gleisi Hoffmann ter chances de competividade na eleição de 2026, mas pode rolar a de Relações Institucionais, pasta ocupada pelo criticado Alexandre Padilha.
O PT está terminando seu ciclo de vida; não inovou nos principais problemas do mundo atual; desgastou-se com ideologias superadas e não inseridas no contexto da vida global.