Em janeiro o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está preparando uma reforma do secretariado e um dos cotados a ficar sem cargo é o suplente de deputado federal Santin Roveda (UB), tudo porque na eleição de seis de outubro ele fez apostas que desagradaram tanto a cúpula do União Brasil como a do PSD.
Na maioria das cidades Santin Roveda escolheu candidatos não tão alinhados com o governo Ratinho Junior, o qual Santin Roveda representa como secretário, em Curitiba esteve ao lado da candidatura de Eduardo Pimentel (PSD), mas sem se esforçar muito, e entrou em rota de colisão com o deputado estadual e candidato à prefeitura, Ney Leprevost (UB).
Deputados estaduais e Federais querem a vaga de Santin Roveda e de Mauro Moraes (UB), do Trabalho, porque não há sintonia nas pautas apresentadas pelos secretários, até mesmo na distribuição de espaço nas secretarias.
O Palácio Iguaçu está com sinal alerta ligado, nos bastidores os comentários são de que Santin Roveda insiste em defender a candidatura do senador Sérgio Moro (UB) ao Palácio Iguaçu, em 2026.
O Governador Ratinho Junior já passou da hora de fazer um limpa geral no Palácio das Araucárias; não é só dois, mas há outros que fazem de conta que estão em sintonia com o Governo Ratinho, trabalhando com o governo, mas estão escancaradamente a serviço de seus partidos politicos que não é o PSD e apenas cuidando de seus interesses futuros; todos os funcionários sabem disso, mas é uma pena que só o Governador Ratinho não sabe.