O último vereador a se reeleger enquanto ocupava a cadeira de 1º secretário da Câmara Municipal de Curitiba foi Celso Torquato, na eleição de 2008, após esse pleito, todos os parlamentares que aceitaram a vaga para estarem no cargo, dançaram nas urnas a partir de 2012.
Quando Gustavo Fruet venceu a eleição de 2012, Celso Torquato que ocupava a 1ª secretaria da casa de leis não conseguiu a reeleição.
Em 2016, o petista Pedro Paulo ocupava o cargo, foi para a reeleição como um dos favoritos para voltar e acabou reprovado nas urnas.
Na eleição de 2020 quem ocupava o cargo de 1º secretário era o radialista Colpani, na época, no PSB de Luciano Ducci, também cotado para retornar, dançou, na eleição de 2024 tentou voltar pelo PSD, mas fez menos de mil votos.
Finalmente, em 2024, o 1º secretário Osias Moraes, do PRTB, conseguiu míseros 1.540 votos, não chegando nem mesmo ser o mais votado do partido, a sigla por não conseguir o quociente eleitoral não terá representantes na Câmara de Curitiba na 19ª Legislatura.
Confira os vereadores eleitos em Curitiba
Saiba quais prfeituras os partidos levaram na eleição de 2024
Osias Moraes queria tirar o adesivo dos carros, pecou no meio do caminho e agora recebe a conta, a não reeleição.
Quero ver quem vai querer assumir a primeira secretaria em 2027
O maior erro é imaginar que os candidatos a reeleição perdem os cargos. Na realidade se a atual gestão da prefeitura ganhar esses vereadores que coligaram já estão com seus cargos garantidos.