A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) receberá um novo corredor rodoviário que ligará a BR-116, na região Sul da capital, próximo a Fazenda Rio Grande, à BR-476, em Araucária, facilitando o acesso ao interior do Paraná via BR-277. O edital de licitação para selecionar a empresa que executará o projeto foi autorizado nesta sexta-feira (4) e prevê um investimento de até R$ 394 milhões, com prazo de conclusão de 30 meses após a assinatura da ordem de serviço. O edital será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (7).
O novo Corredor Metropolitano terá cerca de nove quilômetros de extensão em pista duplicada. A pavimentação será feita em concreto whitetopping, técnica utilizada em outras rodovias estaduais, como a PRC-280 e a Rodovia dos Minérios, que oferece maior durabilidade, resistência a cargas pesadas e menor necessidade de manutenção.
Estudos da Amep indicam que a obra reduzirá em aproximadamente 30% o tráfego entre a região Sul e o interior, atualmente concentrado no Contorno Sul de Curitiba, que também passará por melhorias no Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Estado.
O projeto executivo, finalizado em agosto por uma empresa especializada contratada pela Amep, custou cerca de R$ 1,3 milhão. Ele contempla todos os detalhes técnicos necessários para garantir eficiência e qualidade, sendo considerado a maior intervenção viária das últimas três décadas na região.
Além disso, o novo corredor contará com uma ciclovia em toda sua extensão e sete estruturas adicionais ao longo do trajeto. Serão construídos dois viadutos sobre os dutos da Transpetro, na Repar I e II; um viaduto na interseção com a BR-116; outro sobre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e um sobre a Rua Lídia Camargo Zampieri; além de uma nova ponte sobre o Rio Barigui e uma trincheira sob a Rua Ismael de Almeida.
CONTORNO SUL ATUAL – Além de serem beneficiados com a redução do tráfego diário de veículos, os motoristas que trafegam diariamente pelo Contorno Sul de Curitiba também terão outras melhorias estruturais na rodovia ao longo dos próximos anos devido ao novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. O contrato, que já está em vigor, prevê que a concessionária implante quatro pistas adicionais em 14,6 quilômetros de extensão, totalizando quatro faixas de rolamento em cada sentido.
As vias marginais existentes também serão alargadas, enquanto novas marginais serão construídas na região próxima ao trevo do Tatuquara. Também serão construídas quatro novas trincheiras, seis novas passarelas e 13,7 quilômetros de ciclovias em ambos os sentidos, entre os trevos de acesso para Campo Largo e para Araucária.
FUTURO – Já o novo eixo metropolitano que criará a ligação alternativa entre Curitiba, Fazenda Rio Grande e Araucária com o Interior do Estado é a primeira etapa de um projeto maior que deverá ser ampliado nos próximos anos. O planejamento da Amep prevê que o trecho que conectará esse corredor com a BR-116 seja estendido a partir de uma nova ligação rodoviária até a BR-376, principal conexão entre o Paraná e Santa Catarina.