O desembargador eleitoral Julio Jacob Junior determinou a suspensão do processo de cassação contra o vereador Pedro Alberto Barausse (UB), na Câmara Municipal de Campo Largo, após a defesa alegar perseguição política na cidade.
Pedro Alberto Barausse vai disputar a Prefeitura de Campo Largo na eleição de seis de outubro de 2024 como vice de Christiano Puppi (PP), com o nome de urna de Pedrinho Barausse (UB).
O processo teve início após a divulgação de um áudio trocado no aplicativo WhatsApp, onde Pedro Alberto Barausse criticava a administração de Maurício Rivabem e discutia obras no bairro Moradia Bom Jesus.
Julio Jacob Junior ressaltou que a continuidade do processo de cassação, às vésperas das eleições, poderia gerar um desequilíbrio no pleito eleitoral e afetar a opinião do eleitorado, desrespeitando a legitimidade democrática.
Embora a análise dos aspectos formais do processo de cassação normalmente seja competência da Justiça Comum, o tribunal entendeu que, no caso de abuso de poder político, a Justiça Eleitoral deve agir para proteger o processo eleitoral de interferências indevidas.