Claudio Osti, do Paçoca com Cebola, conta que em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, a candidata a prefeita de Londrina, Maria Tereza (PP), que é, além de professora, advogada e gestora, é também interprete de libras, fez uma homenagem às pessoas que sofrem com a surdez.
“ Hoje é um dia para celebrar a cultura surda, a identidade e a luta pelos direitos desta comunidade. Por isso, meu compromisso é transformar Londrina em uma cidade mais inclusiva”, declarou a candidata.
A diretora do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), Tirza Hirata, enfatiza a importância da data para dar visibilidade as políticas públicas voltadas aos surdos. “Ressalto o diferencial que a candidata Maria Tereza tem em relação à comunidade surda que é o conhecimento e uso da Língua de Sinais Brasileira. Este é um sinal de respeito e de verdadeira inclusão. Afinal o exemplo e as atitudes valem mais do apenas palavras elogiou Hirata.
Mutirão – Só em 2024 foram realizados pela prefeitura dois mutirões para entrega de aparelhos auditivos, contemplando milhares de pessoas em Londrina. “Nossa proposta é dar continuidade nestes mutirões e criar novos modelos de inclusão da comunidade surda, seja no mercado de trabalho, no convívio cotidiano, na mídia e na regulamentação de políticas públicas que beneficiem quem convive com a surdez”, declarou Maria Tereza.