O Governo do Paraná publicou o edital de licitação para as obras de requalificação da orla de Pontal do Paraná, no litoral. A sessão de abertura das propostas está agendada para 23 de dezembro, às 9h30. O processo licitatório busca contratar uma empresa especializada para desenvolver os projetos arquitetônicos e de engenharia, além de executar as melhorias previstas. O valor total da obra permanece confidencial, conforme determina a legislação.
A revitalização da orla abrangerá 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas. O projeto prevê a construção de novas calçadas, pista de corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Serão implementadas também sinalizações, passarelas e dispositivos de acessibilidade, com o intuito de valorizar o espaço público e promover o turismo na região.
Uma das principais intervenções será a modernização do Molhe e do Guia de Corrente, localizados na saída do Canal Artificial do DNOS, no balneário de Pontal do Sul.
Essas ações fazem parte de um conjunto de investimentos do governo estadual para melhorar a infraestrutura do Litoral, que já somam mais de R$ 1 bilhão desde 2019. Entre os projetos estão a nova Orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba, as duplicações entre Garuva e Guaratuba e Matinhos e Pontal de Leste, além da inclusão de trechos rodoviários importantes de Paranaguá e outras cidades no pacote de concessões.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, destacou que a obra representa um avanço na modernização da região litorânea. “Pontal do Paraná terá nova iluminação em LED, galerias de microdrenagem, pavimentação asfáltica, o que trará conforto, estimulará o comércio e fomentará a geração de empregos. Em janeiro do próximo ano, Pontal vai estar com uma nova cara, transformando o balneário em um polo turístico e comercial essencial”, afirmou.
Everton Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, enfatizou que, após Matinhos, é a vez de Pontal do Paraná passar por melhorias com o apoio do governo estadual, em parceria com a prefeitura.
PROJETO – As primeiras licenças ambientais necessárias para o início das obras já foram emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que também será responsável pela condução da licitação. A concepção do projeto é da Paraná Projetos, serviço autônomo ligado à Secretaria do Planejamento.
Os interessados em participar da licitação poderão acessar o edital na plataforma Compras Paraná. O processo de licitação será seguido por uma análise dos documentos apresentados pelas empresas concorrentes, visando a seleção da melhor proposta.