sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaPrimavera chegando e opções culturais variam de música a museus

Primavera chegando e opções culturais variam de música a museus

spot_img

O final de semana começa com chuva, mas semana que vem o sol vai iluminar os curitibanos que desejarem uma corzinha, para aqueles que preferem a noite ou programas para a meninada, as opções são muitas, no penúltimo final de semana de setembro, começando com a 18ª edição da Primavera dos Museus com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, com uma programação diversificada promovida pelos espaços culturais. Exposições, atividades e novos acervos estão preparados para envolver o público em torno dessa discussão.

No Teatro Guairão, a Orquestra Sinfônica do Paraná encerra a Série Ouro, com a conclusão do ciclo das quatro sinfonias de Brahms. Os concertos são enriquecidos por obras de outros compositores românticos, criando uma combinação de grandes clássicos.

No Guairinha, o espetáculo “Concerto em Ri Menor” traz o palhaço russo Schevchenko, acompanhado por seu tradutor Sarrafo, para conduzir um concerto interativo com muito humor.

O Museu Paranaense apresenta “Vênus Como Mirada”, de Val Souza, que sobrepõe autorretratos a imagens de mulheres negras do século XIX, criando uma reflexão sobre o olhar colonial.

Na Casa Alfredo Andersen, o fotógrafo curitibano João Urban participa de um bate-papo sobre fotografia e arte.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) exibe uma mostra coletiva, enquanto a Biblioteca Pública do Paraná oferece uma programação variada de oficinas, filmes e atividades para o público infantil e adulto.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Ler Junto – Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 23, é “Os Devaneios do General”, de Érico Veríssimo, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 26.

Curso de orientação e mobilidade – Nesta sexta-feira, dia 20, das 8h30 às 17h30, no auditório, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.

Lançamento do livro “Uma Casa com Cheiro de Pão” – Na terça-feira (24), às 17h, será realizado o lançamento do livro, acompanhado de uma sessão de autógrafos com a autora Érica Sarsur, no Hall Térreo. A obra é acessível e inclui um audiolivro gravado pela própria autora, que atuou como voluntária na Seção Braille da BPP durante os anos de 2022 e 2023.

3ª Mostra Literatura Paraná – Na próxima terça (24), quarta (25), quinta (26) e sexta (27), às 9h30 e 14h30, o auditório da BPP recebe, por meio do projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura paranaense, crianças e jovens da comunidade Vila Torres. Eles terão a oportunidade de participar de uma série de bate-papos com escritores, além de outras atividades. Confira a programação:

Terça (24), às 14h30: bate-papo com Paulo Biscaia; e Intervenções de Horror, com a companhia Vigor Mortis.

Quarta (25), às 9h30: bate-papo com Josiane Bibas; e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano.

Quinta (26), às 14h30: bate-papo com Jaqueline Conte e Contação de Histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano.

Sexta (27), às 9h30: bate-papo com a escritora Carol Sakura e exibição da animação “Anacleto, o Balão”.

Jornal Cândido – A 154ª edição do periódico online está disponível, com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Souza, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Seção Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir desta segunda-feira, 23 de setembro, o conto da semana é “Ernesto: o cãozinho viajante”, de Jochen Stuhrmann.

Contação de Histórias – Contação de histórias com a psicóloga Denise Gomes e a pedagoga Suelen Salles, especialistas em Psicopedagogia. É no próximo sábado, dia 21, às 11h.

Oficina de Fanzine – Com o autor e ilustrador Nilo Trovo, que tem como missão despertar nas crianças o gosto pela leitura aliada ao mundo das artes. É sábado, dia 21, às 11h.

Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (14), às 10h.

Seção Braille

Exposição de Livros e Histórias em Libras – A Seção Braille promove em seu espaço a exposição desses materiais, que fazem parte do acervo. O evento marca o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro e, por isso, a exposição se estenderá até o último dia do mês.

Curso de orientação e mobilidade – Nesta sexta-feira, dia 20, das 8h30 às 17h, no auditório, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Quando Se Escuta Com os Olhos” | Classificação: Livre | Média-metragem

“Surdocegueira: O Sentido do Mundo Pelo Tato” | Classificação: Livre | Média-metragem

“Ensaio Sobre a Cegueira” | Classificação: +16 | Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Exposição coletiva – Em cartaz de 24 a 29 de setembro, a mostra “Coletiva” reúne trabalhos de artistas que participaram da Sala Aberta, proposta do museu para instaurar um espaço dinâmico de práticas artísticas contemporâneas. Ao longo do projeto, cada artista ocupou a sala expositiva em um respectivo período para apresentar seus trabalhos e criar situações de interação com o público. A exposição repercute todas essas ocupações, formando uma exposição colaborativa com 24 trabalhos que proporcionam ao público um olhar resolutivo sobre os processos de criação e pesquisa do Coletivo Brutas, Rimon Guimarães, Nicholas Steinmetz, Izadora Figueiredo, Akhan e Luiz Moreira.

Oficina – Na terça-feira (24), das 14h às 16h, a oficina “O Cotidiano como Prática de Performance” busca desenvolver a prática da performance arte a partir das relações cotidianas com os objetos presentes no nosso dia a dia. Parte de um desejo em estudar metodologias de pesquisa em performance, pensando em como o comportamento e os gestos são construídos juntos a linguagem. A entrada é gratuita via inscrição neste link.

Colagem – Quarta-feira (25), das 10h30 às 12h, a oficina de colagem “Explorando técnicas mistas” aborda as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e finalizando com a composição. Também propõe o uso do giz de cera para desenhar sobre a colagem, mostrando como esses dois elementos podem interagir. A proposta é incentivar os participantes a experimentarem com a sobreposição de imagens e com o desenho para criar efeitos de textura e profundidade na colagem. Entrada livre e gratuita.

Oficina de Mosaico Criativo – Quarta-feira (25), das 14h às 16h, a Instituição Inclusive nas Artes fará uma oficina de mosaico criativo com material alternativo, utilizando retalhos de molduras de madeira sob superfície de papelão. O objetivo é oportunizar a formação criativa e fomentar o desenvolvimento de habilidades artísticas. Tendo a inclusão como princípio, a oficina será um espaço de troca em um ambiente de respeito e empatia, alegre, aproximando as pessoas, aumentando a confiança, auto estima, combate ao stress, autonomia e sociabilidade entre todos. Entrada livre e gratuita.

Festival QUEIMA – Na quarta (25), das 16h às 18h, o museu recebe a direção artística do Festival QUEIMA de Videoclipes para apresentar ao público um recorte na seleção de clipes que ilustram o carácter inventivo e revolucionário da interpretação em Libras, inserida em cada obra exibida. As exibições ocorrerão no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer.

Bate Papo – Na quinta (26), das 14h às 15h30, o museu promove a conversa “Criação de Janela de Libras para Videoclipes”. Neste espaço, será tratado sobre o processo de criação da acessibilidade linguística dos videoclipes selecionado para o Festival QUEIMA. A elaboração e execução dos recursos foi realizada pela equipe de tradutores ouvintes e não ouvintes da Fluindo Libras, que estarão presentes no bate papo para compartilhar o processo. No Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Entrada gratuita via inscrição no link

Videoclipes temáticos – Quinta-feira (26), das 16h às 18h, a Mostra Temática de Videoclipes – Festival QUEIMA exibe alguns clipes de quatro mostras: LGBTQIAPN+, Independente, Retrospectiva e Mostra Amor À Flor da Pele. Ganha destaque a tradução em Libras dos videoclipes. No Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer. Evento com interpretação em libras. Entrada gratuita via inscrição disponível neste link.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Fotografia, arte e vivências – Parte da programação da 18ª Primavera dos Museus, na quarta (25), das 18h30 às 20h, o museu recebe o fotógrafo curitibano João Urban para um bate-papo sobre fotografia, arte e vivências. O evento conta com a mediação dos fotógrafos Christian Schonhofen e Wagner Melo. A conversa é aberta para estudantes de fotografia e público em geral. Entrada livre e gratuita.

Brasilidade e cor – Na sexta (27), das 10h às 11h30, a artista Cecifrance Aquino, convidada a expor na Sala Rotativa do Museu Alfredo Andersen, com a mostra “Segredo da Cor”, realiza uma visita mediada. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas, ainda presentes no cotidiano, em pinturas cheias de brasilidade e cor. O evento reúne os interessados em um bate-papo sobre o processo e produção das obras de Cecifrance. Entrada livre e gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Roda de choro – Nesta quarta (25), às 18h, a apresentação musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – traz como repertório uma roda de choro. Entrada livre e gratuita.

Diálogos com o Tempo – Durante a 18ª Primavera dos Museus, de 24 a 29 de setembro, das 10h às 19h, a exposição “Imagens do MIS: Diálogos Com o Tempo” é composta de imagens reproduzidas das coleções de fotografia do museu, pensando na inclusão de pessoas com baixa ou nenhuma visão por meio da audiodescrição. Conceituando a mostra, o preto e branco não é uma escolha, é uma proposta dada pelas próprias imagens e pelos objetos que as reproduziram, chamando o público para uma imersão temporal, um diálogo com o tempo.

Para maiores de 65 – Na quarta (25), das 14h às 16h30, o museu promove o “Passeio e Roda de Conversa sobre Música, Rádio e Cinema”, evento exclusivo para maiores de 65 anos. Dentro da proposta de acessibilidade e inclusão da Primavera de Museus deste ano, o museu dedica parte de sua programação ao público idoso.

Neste encontro com a professora Ana Paula Peters (Unespar), os participantes serão guiados pelo MIS, explorando o diálogo da história do rádio, do cinema e da música. Em seguida, haverá uma ação onde serão escutados alguns discos de vinil do acervo do museu, para relembrar os bons momentos da rádio. Entrada livre e gratuita.

CineMIS – Na quinta-feira (26), das 17h30 às 18h30, exibição acessível de filmes de diretores paranaenses, com tradução em Libras e audiodescrição. O evento faz parte da programação da 18ª Primavera dos Museus.

“O Fim da Imagem” – Lucas e Maria decidem se vingar de seus colegas de escola e filmam tudo com o celular, postando o vídeo na internet. Quando o vídeo se torna viral, eles se veem diante das inesperadas consequências desse sucesso repentino. Filme de Gil Baroni.

“Sereia” – É aniversário de Lúcio, uma criança criativa que adora desenhar sereias e brincar com bonecas. No entanto, a presença de um pai intolerante e violento transforma a celebração em um momento sombrio. Filme de Estevan de la Fuente. Entrada livre e gratuita. Público: 16 anos.

Museu Paranaense (MUPA)

Nova exposição – No domingo (22), a partir das 10h, é inaugurada a exposição “Vênus como mirada”, da artista Val Souza. O trabalho parte da pesquisa da artista com autorrepresentação fotográfica para refletir sobre o imaginário social do corpo da mulher negra no Brasil, colocando em tensão noções de beleza, amor, erotismo e sensualidade. A partir de uma série de impressões lenticulares, a artista sobrepõe autorretratos com imagens de mulheres negras do século XIX, criando camadas de conexão histórica que questionam o olhar colonial.

Bate-papo – Na terça (24), às 19h, ocorre a mesa de conversa “Desfazer a trama”. Com entrada gratuita, Val Souza e a jornalista e professora Fabiana Moraes conversam sobre regimes históricos de visibilidade do corpo negro e como, em seu trabalho, a artista o contrapõe ao se apropriar de imagens históricas. Entrada livre e gratuita.

Oficina – Na quarta (25), das 14h às 16h30, ocorre a oficina “Corpo surdo no museu: e agora?”, ministrada pelo artista, educador e produtor cultural, Leonardo Castilho. Ao enxergar o museu como espaço de sociabilidade, a oficina propõe ações que possibilitem o convívio inclusivo e formas de atender pessoas surdas nas instituições.

Voltada para capacitar educadores e profissionais de espaços culturais, na oficina serão discutidos o conceito de “corpo surdo” e sua relação com a experiência museológica, estratégias de recepção e interação para visitantes surdos, e o papel do arte-educador surdo utilizando libras. Parte da programação da 18ª Primavera dos Museus, a atividade é gratuita, com participação via inscrição neste link

Libras no museu – Na quarta (25), das 19h às 20h30, a mesa de conversa “Libras no museu: políticas, língua e representatividade surda” recebe Leonardo Castilho, Sueli Fernandes, Bianca Spaler, mediação de Rafaela Hoebel e apresentação de Jonatas Medeiros. O bate-papo visa conscientizar as pessoas ouvintes sobre a importância da língua de sinais, trazendo um panorama de políticas linguísticas e de inclusão, experiências de artistas surdos no museu e propostas para imaginar um espaço mais inclusivo. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON na Escola – Na quarta (25), com sessão às 9h30 e às 14h, a edição de setembro do programa MON na Escola tem como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”. Com emissão de declaração de participação, o programa é direcionado a professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas.

Os participantes iniciarão com uma visita mediada à exposição, em exibição na Sala 7, seguida de uma oficina artística, conduzida pela professora Daniela Pedroso. A proposta é refletir sobre as possibilidades educativas da vasta produção do artista paranaense Domício Pedroso. A ação é gratuita, mas é necessário a inscrição prévia neste link

Videoconferência – Na terça (24), das 14h30 às 16h, o museu promove a videoconferência “MON para todos”, incluída na programação da 18ª Primavera dos Museus. Nesse evento online será apresentado como o Museu desenvolve projetos voltados a pessoas autistas, à sensibilização para a arte das equipes internas e das pessoas com 60 anos ou mais. Inscrições gratuitas antecipadas

Visita mediada – Na quarta gratuita (25), o museu oferece a mediação da exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, às 15h. A ação será uma oportunidade de mergulhar nas temáticas presentes na trajetória artística de Poty, como o Narrador, o Trabalho, o Xingu, o Sagrado, a Guerra, o Cotidiano, o Viajante, o Muralista e o Retratista. Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaira

Guairão

Série Ouro: ciclo das 4 sinfonias de Brahms – Este é o último concerto da série dedicada às quatro sinfonias de Brahms, combinadas com composições de outros grandes compositores românticos. Neste concerto, a obra do compositor Hekel Tavares será executada pelo pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça. O maestro regente Roberto Tibiriçá irá comandar as apresentações, que ocorrem na quinta (26) às 20h30 e no domingo (29) às 10h30. Ingressos disponíveis via Deu Balada.

Guairinha

“Concerto em Ri Maior” – A peça apresenta o maestro e palhaço Wilson Schevchenko, que tem origem russa e não fala português. Com a ajuda do seu fiel amigo Sarrafo, que atua como tradutor, Schevchenko tenta conduzir um concerto inspirado nas obras da sua família. A interação do público é uma parte essencial da experiência com os espectadores, que são convidados a integrar o coral que acompanha o espetáculo. As apresentações ocorrem no sábado (21) às 20h e no domingo (22) às 19h. Ingressos disponíveis via Deu Balada

São Roque Aplaude – A Associação São Roque leva ao palco 111 alunos do bairro Guarituba de Piraquara para um concerto com música e literatura que aborda temas como infância, crescimento e fantasia, com os clássicos filmes Disney como plano de fundo. São 2 coros, 1 orquestra e um grupo de atores levando ao palco um espetáculo emocionante. As apresentações ocorrem na terça (24) e na quarta (25), ambas às 20h. A entrada é livre e gratuita.

Miniauditório

“Enquanto a chuva cai” – A fim de levantar questões relacionadas à inclusão, acessibilidade e democratização cultural, a peça usa a expressão corporal e o teatro de objetos para narrar a história de duas crianças que se encontram dentro de uma casa em ruínas no meio da guerra. O menino domina e utiliza a língua portuguesa para se comunicar, enquanto a menina se expressa utilizando os sinais das libras. As apresentações ocorrem na sexta (20) em dois horários, às 09h30 e às 14h30. Ingressos gratuitos.

“O condenado” – O GRUTA (Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná) traz ao palco o teatro do absurdo com a peça “O condenado”. A trama apresenta um julgamento onde temas como a cultura do cancelamento, fake news e execuções sumárias são expostos de maneira cômica e cruel. As apresentações ocorrem na quarta (25) e na quinta (26) com sessões às 16h30 e às 20h. Entrada gratuita.

José Maria Santos

“The Mango Tree” – A peça trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular. Por meio do humor, da ironia e do deboche, a criação provoca questões acerca da presença da mulher nos dias atuais. As apresentações ocorrem de sexta (20) a domingo (22). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Ingressos gratuitos.

“Algo pasa aqui” – A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país. O pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latino-americanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso.

As apresentações ocorrem de sexta (27) a domingo (29). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada sessão.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Os municípios abaixo exibem “As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e “O Palhaço” às 21h.

Iguaraçu – Sexta (20). Local: Praça Angelo Baggio

Sabáudia – Sábado (21). Local: Praça da Bandeira

Mandaguari – Terça (24). Local: Praça Independência

Floresta – Quarta (25). Local: Em frente ao Salão Paroquial na Avenida Getúlio Vargas

Ivatuba – Quinta (26). Local: Praça dos Pioneiros

Presidente Castelo Branco – Sexta (27). Local: Praça das Palmeiras

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -