A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná debateu o futuro do ensino superior no estado e as propostas de pesquisas científicas aplicadas para as universidade estaduais, com o objetivo de fortalecer a integração com o setor produtivo.
Entidades representativas do setor empresarial foram convidadas a contribuir com ideias para novos projetos de pesquisa aplicada. Entre os presentes estavam o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o gerente de Relações Governamentais da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Luciano da Silva Barros; a pró-reitora de Ensino e Pesquisa da UniSenai, Alessandra Aparecida Campos; e representantes de outras federações, como OCEPAR, FETRANSPAR, FACIAP e FAEP.
O deputado Fabio Oliveira destacou que o encontro tinha dois principais objetivos: “Ouvirmos as ações da SETI e da Fundação Araucária sobre o ensino superior e recebermos as sugestões do setor produtivo sobre as pesquisas aplicadas que as universidades estaduais podem desenvolver”, afirmou. Ele ressaltou que o envolvimento das universidades públicas no desenvolvimento do setor produtivo é essencial para promover o crescimento econômico e social do Paraná.
Oliveira também criticou o direcionamento de algumas pesquisas realizadas pelas universidades públicas e defendeu uma maior conexão com as necessidades do mercado: “Queremos enviar às universidades estaduais sugestões do que o setor produtivo realmente necessita, para que o Paraná possa se desenvolver de forma integrada”, completou.