A juíza Luciana Gonçalves Nunes, de Laranjeiras do Sul, indeferiu o registro de candidatura de Eugênio Milton Bittencourt (PT) à Prefeitura de Nova Laranjeiras por ter sido condenado em 2020 em um caso de improbidade administrativa, em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, gerando a perda dos direitos políticos por cinco anos.
Eugênio Bittencourt também teria contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a ação foi proposta pela coligação “Juntos pelo Bem de Nova Laranjeiras” e acatada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Com o nome de urna de Eugênio, o petista vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para reverter a decisão e o recurso pode ainda chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O PT de Nova Laranjeiras pode substituir o prefeiturável pela esposa, isso Eugênio já teria se manifestado em junho passado.
Além do candidato do PT atualmente inelegível, há a candidatura de Fábio, do PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior.