spot_img
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioGeralCanal do Varadouro vai ser revitalizado

Canal do Varadouro vai ser revitalizado

spot_img
spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu o Anteprojeto de Dragagem, Sinalização Náutica e Instalações de Apoio ao Turismo no Canal do Varadouro, com cerca de seis quilômetros de extensão, conecta Paranaguá a Cananéia (SP), passando pelas ilhas das Peças e Superagui, para melhorar as condições de navegação e impulsionar o turismo na região.

O nome “Varadouro” vem da prática antiga de arrastar canoas pelos rios da região, atividade que remonta a períodos anteriores à chegada dos portugueses na América do Sul.

O projeto propõe a ampliação do canal, com largura de 30 metros nos trechos mais largos e 20 metros nos pontos mais estreitos, além de dragagem para alcançar uma profundidade de 2,4 metros. Também prevê a instalação de 160 sinais náuticos, principalmente boias, para facilitar a navegação.

Outro ponto importante é a construção de estruturas de apoio náutico, incluindo banheiros, áreas de conveniência, ambulatórios e espaços de espera. As comunidades de Guapicu, Sebuí e Barbados contarão com trapiches e estruturas menores.

Já nas ilhas de Superagui e das Peças, onde há maior fluxo de turistas, serão instalados trapiches maiores e infraestruturas mais robustas. Na comunidade de Ararapira, um trapiche será construído para melhorar o acesso local.

Célio Watter, diretor de Planejamento e Projetos da Paraná Projetos, destacou a realização de estudos de batimetria, dragagem e sinalização náutica como essenciais para garantir a melhoria da navegabilidade e organização do fluxo no canal. Ele ressaltou que foram identificados 22 pontos com calado raso que, com o projeto, trarão benefícios às comunidades ribeirinhas da região.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, com o tempo o canal passou por um processo de assoreamento e teve sua passagem deteriorada. Mesmo assim os habitantes de diversas comunidades situadas na região ainda fazem uso diário do Canal do Varadouro.

“Esse canal tem algo extraordinário: ele está no coração da Mata Atlântica. E ele tem um potencial turístico maravilhoso, também de geração de emprego para ribeirinhos, pelo turismo náutico, trazendo gente de São Paulo para navegar no Paraná, deixando receita e muita coisa positiva”, afirma. “Não temos dúvida de que é mais um projeto que pode mudar a cara do Litoral”.

Paraná adota nova estratégia para impulsionar turismo no Caminhos do Peabiru

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, reforçou a importância do canal para os litorais do Paraná e de São Paulo, por realizar a conexão entre as baías de Paranaguá, Guaraqueçaba e Antonina com Iguape (SP) e que, no passado, teve até mesmo um serviço de transporte coletivo que atendia moradores. Com o anteprojeto em mãos, o Governo do Paraná pode dar andamento aos estudos de fauna, flora e aquático.

HISTÓRICO – No Tratado de Tordesilhas, por um bom tempo o Meridiano da Cananéia serviu de divisor entre os domínios espanhol e português. A região Varadouro, ao sul, até Cananéia (SP), ao norte, foi palco de embates entre castelhanos e portugueses. Dada a importância para economia, comunicação e defesa, o Varadouro era passagem obrigatória do comércio.

Um documento oficial de 9 de junho de 1804, da Câmera de Cananéia ao Governador Geral da Capitania de São Paulo, é considerado um dos primeiros registros sobre a necessidade e importância da abertura de uma via de comunicação entre a baía de Paranaguá e a de Cananéia para o aumento do comércio. Em 1828, o Conselho do Governo solicitou às Câmaras de Paranaguá e Cananéia que organizassem um plano para abertura do canal. Paranaguá respondeu no ano seguinte. Em 1844, uma lei autorizou a exploração do canal, ligando os rios Varadouro e Ararapira.

Em 1854, já como primeiro Presidente da Província do Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcelos cobrou o cumprimento da lei. Mas somente em 1869, Antônio Augusto da Fonseca, então Presidente da Província, ordenou a elaboração de estudo para as obras de abertura do canal. Em 1920, durante a presidência de Epitácio Pessoa, finalmente foi consolidada a área limite entre o Paraná e São Paulo, quando se fixou a linha do rio Ararapira como divisa natural entre os estados.

Caminhos de Peabiru vira rota turística no Paraná

Dessa forma, o istmo (porção de terra bem estreita) do Varadouro ficou completamente situado do lado paranaense, permitindo a retomada das discussões sobre a abertura do Canal do Varadouro. Em 1956, por obra da Inspetoria Geral dos Portos e Canais, ocorreu a efetiva construção do canal. Ela facilitou a vida dos habitantes da região poupando tempo e ajudando com o comércio e turismo, assim como a construção do Porto do Varadouro.

Com o passar do tempo o transporte de mercadorias passou a ser feito pela BR-116 e outras rodovias. O canal começou a perder sua importância comercial, mas os habitantes de diversas comunidades situadas na região ainda fazem uso diário dele. 

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -