segunda-feira, setembro 16, 2024
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Editais de concessão dos lotes 3 e 6 para o pedágio foram aprovadas pela ANTT

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a publicação dos editais de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (6). O leilão dos trechos na B3, em São Paulo, está marcado para 12 de dezembro (Lote 3) e 19 de dezembro (Lote 6). A concessão, válida por 30 anos, envolve mais de 1.200 quilômetros de estradas estaduais e federais, passando por diversas regiões do estado, como Campos Gerais, Vale do Ivaí, Centro-Sul e Sudoeste, abrangendo 54 municípios.

Os investimentos previstos somam R$ 35,8 bilhões, com destaque para duplicações, construção de contornos, interseções, faixas adicionais, passarelas, ciclovias e passagens de fauna. O projeto também inclui câmeras com tecnologia OCR, sistema de monitoramento meteorológico e pesagem automática, além da iluminação em trechos de serra.

Outro ponto importante é a migração para o sistema eletrônico de pedágio Free Flow, solicitado pelo Governo do Paraná. O modelo de concessão segue a estratégia estabelecida pelo governo estadual, focando na concorrência por menor tarifa e garantia de obras. O processo de elaboração dos editais contou com ampla consulta pública.

O leilão será baseado na menor tarifa por quilômetro rodado, com aportes financeiros para descontos elevados. Os usuários frequentes e os que utilizam TAG terão um desconto adicional de 5%. Esses dois lotes integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná, que já conta com outras concessões em operação e prevê novos leilões em 2025, totalizando 3.300 quilômetros de rodovias no estado.

Luciano Lourenço, relator do projeto e diretor da ANTT, destacou que o Paraná já experimenta os benefícios das concessões em andamento, com intervenções significativas nas rodovias dos lotes 1 e 2 desde fevereiro deste ano.

LOTE 3 – O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá. Ele envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras e serviços operacionais.

As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as novidades também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Arapongas, conectando dois trechos da BR-369, totalizando 10,11 quilômetros, além do Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.

Já Ponta Grossa deve ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.

Outra obra emblemática prevista é a área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, que deve ser construída na altura do km 305 da BR-376.

LOTE 6 – Com o Lote 6, o Paraná vai completar a concessão de todo o eixo da BR-277, desde a região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos pegam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.

O lote inclui 646,3 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, que passam pelas cidades de Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Pato Branco, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

Os investimentos devem chegar a R$ 20,2 bilhões, sendo R$ 12,9 bilhões em grandes obras (Capex) e R$ 7,3 bilhões em manutenção (Opex). Entre os principais que a concessionária vencedora deve tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. A concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.

Também está prevista a construção do Contorno de Marmeleiro, que fará a ligação da PRC-280 à PR-180 e terá quase sete quilômetros de extensão.

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