A Câmara Federal dará um tempo das sessões plenárias, voltando somente após as eleições municipais de 1º turno, estão disputando cadeiras nas prefeituras os seguintes nomes: Geraldo Mendes (UB), em São José dos Pinhais; Rosângela Moro (UB) e Luciano Ducci (PSB), em Curitiba; Aliel Machado (PV), em Ponta Grossa e Diego Garcia (Rep), em Londrina.
Como a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) antecipou as sessões plenárias de setembro em julho passado, agora as discussões de projetos só retornarão a partir de sete de outubro de 2024, dia seguinte da eleição municipal.
Isso não significa que os deputados estaduais não darão expediente na sede do legislativo ou nos escritórios regionais, eles não irão parar de trabalhar, alguns se dedicarão as campanhas eleitorais, como Ney Leprevost (PSD), Goura Nataraj (PDT) e Maria Victoria (PP), em Curitiba; Tiago Amaral (PSD) e Tercílio Turini (MDB), em Londrina; Douglas Fabrício (CDN) em Campo Mourão; Marcio Pacheco (PP), em Cascavel; Mabel Canto (PSDB) e Marcelo Rangel (PSD), em Ponta Grossa; Dr. Antenor (PT), em Guarapuava e Marcel Micheletto (PSD), em Assis Chateaubriand, mas os demais estarão ativos pensando nos mandatos e na reeleição de 2026.