spot_img
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioPolítica ParanáPSD tem 139 prefeitos tentando a reeleição

PSD tem 139 prefeitos tentando a reeleição

spot_img
spot_img

Mais de um terço dos prefeitos do Paraná mudou de partido durante o mandato 2020/2024, conforme mostra o estudo “A intenção de reeleição nas prefeituras em 2024” realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A pesquisa ouviu 59% dos prefeitos paranaenses que estão aptos a se candidatar novamente, ou seja, 236 dos 399 administradores municipais.

Esse percentual é semelhante ao observado no restante do Brasil, onde 80% dos prefeitos foram entrevistados (2.753 dos 3.450) e 34% relataram ter mudado de legenda com vistas às próximas eleições.

A pesquisa também revelou que o PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior domina o cenário político no Paraná, com 109 prefeitos candidatos à reeleição filiados ao partido.

Em seguida, aparecem o PP, com 28 prefeitos, e o PL, com 23.

O União Brasil conta com 12 prefeitos, enquanto o PSB tem 7.

O PSDB, partido do ex-governador Beto Richa, atualmente tem 5 prefeitos, enquanto o PT, do presidente Lula, possui 4.

O PDT, PODE e PRD têm 3 prefeitos cada um, e os Republicanos e Cidadania possuem 2 cada.

Já os partidos Avante, Solidariedade, PCdoB, Mobiliza, PV, Novo, Rede, PMB, Agir, DC, PSOL e PRTB não possuem prefeitos no Paraná.

Entre os prefeitos paranaenses, 209 dos 399 vão concorrer à reeleição em outubro, representando 89%.

Outros 18 prefeitos, ou 8%, afirmaram que não tentarão a reeleição, enquanto 8 gestores, correspondendo a 3%, ainda estavam indecisos no momento da pesquisa.

A sondagem da CNM também investigou os motivos pelos quais alguns prefeitos decidiram não participar das próximas eleições.

Dentre as razões citadas, 13 prefeitos mencionaram desinteresse, quatro apontaram problemas pessoais, dois relataram dificuldades de gestão e um citou um acordo político-partidário.

Outros nove prefeitos apresentaram diferentes justificativas para a decisão de não concorrer novamente.

Essas mudanças e movimentações políticas ocorrem em um cenário de desafios administrativos e estratégicos, onde os gestores buscam alianças que possam favorecer suas reeleições e assegurar a continuidade de seus projetos nas administrações municipais.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -