sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAssembleia Legislativa do ParanáCCJ inicia discussão de projeto que trata da adoção da Inteligência Artificial...

CCJ inicia discussão de projeto que trata da adoção da Inteligência Artificial no Executivo

spot_img

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) iniciou a discussão sobre o projeto de lei 528/2024, proposto pelo Poder Executivo, que visa instituir o Plano de Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual (PDIA-PR). O projeto, que busca implementar soluções de inteligência artificial no estado, recebeu parecer favorável do relator, deputado Márcio Pacheco (PP). No entanto, a votação foi adiada após um pedido de vista do deputado Arilson Chiorato (PT). A proposta pretende expandir estrategicamente o uso de IA, fortalecer parcerias com o setor privado e universidades, além de promover uma cultura de inovação em todo o governo.

Conforme o Executivo, o projeto tem como objetivo modernizar e otimizar processos, aumentar a eficiência operacional e a transparência, e promover a integração de sistemas e a capacitação dos servidores. A medida é considerada essencial para manter o Paraná na liderança da inovação tecnológica.

De acordo com o texto, a Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial será responsável por monitorar o progresso dos projetos de IA, promover parcerias com o setor privado, atualizar tecnologias emergentes e avaliar sua aplicação no setor público, além de garantir a transparência das operações e relatar regularmente os avanços e desafios da iniciativa. Também será encarregada de promover programas contínuos de capacitação para os servidores públicos.

O projeto também propõe a mudança de nome da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital para Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), atribuindo a ela novas competências relacionadas à inteligência artificial. O governo, junto ao projeto, divulgou as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual, detalhando as iniciativas e ações já implementadas para aproveitar o potencial da IA no aprimoramento da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -