A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou nesta segunda-feira (12) o projeto de lei que cria a Semana Estadual das Juventudes, voltada para a discussão e visibilidade de temas relevantes para os jovens. A iniciativa, proposta pelos deputados estaduais Alexandre Curi (PSD) e Ana Júlia Ribeiro (PT), será celebrada anualmente na semana do Dia Internacional das Juventudes, em 12 de agosto, e fará parte do Calendário de Eventos do Paraná.
A programação da semana incluirá atividades artísticas, culturais, esportivas e festivais, com o objetivo de informar os jovens sobre seus direitos e o Estatuto da Juventude, além de conscientizá-los sobre seu papel na construção de uma sociedade mais justa. A iniciativa também busca promover a formação social, política e cultural da juventude, reconhecendo sua importância na participação política.
O projeto destaca a importância de envolver os jovens em diversas áreas, como direitos das mulheres, combate ao racismo, meio ambiente, sustentabilidade, trabalho de qualidade e saúde mental.
A deputada Ana Júlia Ribeiro enfatizou a necessidade de dar voz ativa à juventude na sociedade, destacando o orgulho de fazer parte de uma nova geração que ocupa espaços de discussão e poder, associada a uma trajetória política de lutas sociais.