A Escola do Legislativo da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) encerrou o primeiro semestre de 2024 com um balanço positivo, atraindo mais de 700 participantes em diversos cursos, palestras e oficinas.
Um dos eventos de maior destaque foi a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 pessoas. A grande participação reflete a importância do tema, oferecendo aos agentes públicos informações essenciais sobre as restrições e responsabilidades durante o período eleitoral, visando assegurar a transparência do processo.
“Tivemos uma agenda bastante movimentada, com palestras e cursos destinados tanto aos servidores quanto aos cidadãos. A parceria com a Defensoria Pública foi um grande destaque, realizando eventos de capacitação para atendimentos às pessoas com deficiência e sobre o direito do consumidor. Isso trouxe muitas pessoas para a Assembleia, aproximando a nossa Escola e a Assembleia da população”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia.
Outro ponto alto do semestre foi a conquista do 2º lugar no Prêmio ABEL 2024 pela Revista do Legislativo, reconhecendo a qualidade e relevância das publicações da instituição, especialmente a Revista do Legislativo, que se tornou um exemplo de excelência editorial.
“O semestre foi marcado pela diversidade dos temas abordados nas palestras da Escola do Legislativo, com temas de desenvolvimento pessoal e eventos em parceria com outros órgãos, como a Defensoria Pública. Também celebramos a premiação da Revista do Legislativo paranaense no Encontro da Abel, em Brasília. O segundo semestre será impactado pelas restrições da legislação eleitoral e pela mudança na dinâmica da Casa com as eleições municipais, tornando inviáveis grandes eventos como o Parlamento Universitário. Mas continuaremos a promover palestras e cursos como de costume”, celebrou Roberta Picussa, coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo.
Ao longo do semestre, a Escola do Legislativo ofereceu uma variedade de eventos, abordando desde capacitações técnicas até questões de inclusão social. Para Francis Fontoura Karam, coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia, a diversidade de temas e a alta adesão demonstram o impacto positivo das iniciativas da Escola.
“Alcançamos um mix de temas bem eclético, com cursos técnicos de áreas específicas e temas gerais de interesse tanto para os servidores da Assembleia quanto para a comunidade. Foi uma mistura bastante interessante. Para o segundo semestre, mesmo com as limitações do período eleitoral, já estamos preparando cursos e palestras para capacitação e desenvolvimento profissional”, afirmou Francis Fontoura Karam.
Com um semestre cheio de atividades e conquistas, a Escola do Legislativo do Paraná reafirma o compromisso com a educação continuada e a formação de servidores, agentes públicos e a comunidade em geral.