spot_img
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCulturaO que fazer no final de semana? Veja as opções

O que fazer no final de semana? Veja as opções

spot_img
spot_img

A agenda cultural desta semana está repleta de atrações diversas. No Guairão, Ritchie, ícone da new wave brasileira, celebra os 40 anos do álbum “Voo de Coração”, que inclui o sucesso “Menina Veneno”. Já no Guairinha, Chico Mello e Hélio Brandão, renomados músicos paranaenses, apresentam o show “O Reencontro” em duas sessões.

O Balé Teatro Guaíra também se apresenta no Guairão com o espetáculo “Contraponto” antes de seguir para uma temporada na Dinamarca. A peça é composta por “Anima – imensidão adentro”, de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, trazendo reflexões sobre resistência, força, cansaço, coragem e medo.

No Museu Paranaense, o Programa Público segue intenso com a videoinstalação “Nós somos pássaros que andam”, de Glicéria Tupinambá, além de debates como “Culturas corporais das masculinidades” e “Concretudes do olhar”.

No Museu Oscar Niemeyer, a artista Elizabeth Jobim conduz uma visita mediada à sua exposição “O Tempo das Pedras”, oferecendo aos visitantes uma visão única sobre seu processo criativo. Além disso, o projeto Cinema na Praça continua com sessões gratuitas e itinerantes em cidades do interior, promovendo acesso à cultura cinematográfica.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP) 

Jornal Cândido – A 152ª edição do periódico online já está disponível, com uma reportagem especial sobre Cassandra Rios, considerada a escritora mais perseguida pela censura no Brasil, antes mesmo do período da Ditadura Militar, por suas narrativas diretas, ousadas, livres, populares e eróticas.

A publicação também traz uma pensata de Carlitos Marinho sobre a poesia de Kendrick Lamar no álbum “To Pimp a Butterfly”; uma entrevista de Juliana Sehn com Ronie Rodrigues, que “destruiu” o livro Harmada (1993), de João Gilberto Noll, para criar uma nova obra; um ensaio fotográfico de Luiz Baltar sobre território, cultura e direito à cidade; e outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.

Exposição “Franz Kafka: Vida, Obra e Metamorfoses” – O ano de 2024 marca um século da morte do escritor. Na ocasião, alunos do curso de Letras da UFPR, com apoio da Embaixada da Áustria, realizam na BPP uma exposição de banners que remonta a trajetória de Kafka e seus textos, que, assim como sua obra mais famosa, sofreram uma “metamorfose” e se transformaram no último século, com adaptações em outras artes. A exposição permanece no Hall Térreo até o dia 17 de agosto e pode ser visitada das 8h30 às 20h em dias de semana e das 8h30 às 13h aos sábados.

Encontro de Eficientes – Nesta sexta-feira, dia 26, acontece mais uma roda de conversa e debate para pessoas com deficiência visual, amigos e familiares, sobre temas de interesse dos participantes. É no espaço Coworking, às 14h. 

Sábado Lúdico – Encontro de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. É neste sábado, dia 27, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios. 

Lançamento do livro “Pretas com poesia” – Na terça-feira (30), às 16h30, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com as autoras, que fazem parte do Coletivo Pretas com Poesia. O evento faz parte da programação do Julho das Pretas, organizado pela Rede de Mulheres Negras do Paraná.

Lançamento do livro “Um oceano entre minha mãe e eu” – Na quinta-feira, 1.º de agosto, às 17h, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Izabel da Rosa. Baseado em uma história real, a obra conta a história de uma pessoa que procura sua família após ter sido levada ilegalmente para o exterior quando bebê.  

Seção Infantil

Oficina de Origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 27, às 11h.

Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 29, o conto da semana é “A Promessa do Girino”, de Jeanne Willis.

Cine Pipoca – Evento promovido uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para julho é “A Invenção de Hugo Cabret” (2011), dirigido por Martin Scorsese, que será exibido nesta sexta-feira (26). O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h30, no Auditório da BPP.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Chá Verde e Arroz” – Classificação: livre – Curta-metragem

“Nós somos um poema” – Classificação: livre – Curta-metragem

“Os olhos não têm cerca” – Classificação: livre – Curta-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)

Último dia – Encerra nesta sexta-feira (26) o período de inscrições para as oficinas gratuitas do Centro Juvenil de Artes Plásticas, voltadas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, nos turnos da manhã e tarde. Entre as opções estão os cursos de Arte Urbana, Teatro, Fotografia, Criações em Dança e Desenho e Experimentações. Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Rua Mateus Leme, 56, Centro – Curitiba. Interessados podem conferir a ementa, a grade de oficinas e também como efetuar a matrícula AQUI.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Quarta musical – Nesta quarta-feira (31), às 18h, o museu apresenta uma sessão de Música de Câmara, de repertório variado. A apresentação faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Últimos dias – Termina na quarta-feira (31) a exibição de “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, fruto da residência artística do artista visual e arte-educador Nilson Sampaio, especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Com o objetivo principal de revelar as distintas percepções e sensibilidades próprias que cada indivíduo neurodivergente tem em relação ao mundo, Sampaio propôs aos artistas assumirem a pintura de uma tela, observando uma simples árvore. Cada obra revela que, mesmo diante de um tema comum, a interpretação é pessoal e singular.

Museu Paranaense (MUPA)

Videoinstalação de Glicéria Tupinambá – Já está em cartaz a videoinstalação “Nós somos pássaros que andam”, da artista e ativista indígena Glicéria Tupinambá. A exibição ocorre continuamente durante o horário de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30. A obra fica em cartaz até o dia 5 de agosto, na sala de vídeo do II Programa Público do MUPA, e a entrada é gratuita.

Corpo e masculinidades – No sábado (27) acontece outra ação do Programa Público. Às 16h, a mesa de conversas “Culturas corporais das masculinidades” reunirá os antropólogos Osmundo Pinho e Waldemir Rosa, o historiador Fernando Botton e o dançarino, professor e coreógrafo Khalifa Idd. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. O encontro abordará algumas dessas características, seja em termos históricos, como  a construção da subjetividade masculina na história nacional, seja em termos de sociabilidade e culturalmente localizados. Logo em seguida, Khalifa Idd apresenta “Passinho CRIAção”, uma demonstração breve de dança, que combina estilos do passinho, trazendo referências ancestrais como capoeira e pagode, e mostrando como elas se conectam com o tempo presente.

Concretudes do olhar – Na quarta-feira (31), às 19h, o MUPA apresenta mais uma discussão que aprofunda as temáticas do corpo e suas múltiplas linguagens, dentro do II Programa Público “Corpos, Indícios – Matrizes, Espécies”. Gustavo Piqueira e Marcos Beccari participam da mesa de conversa “Concretudes do olhar: devolvendo corpo e sentido às imagens”. Tendo como ponto de partida as artes gráficas e a pintura, eles discutirão de que maneiras corpo, linguagem, materialidade e construção de sentido se conectam, nas diferentes perspectivas e áreas de atuação dos convidados. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos por ordem de chegada.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Últimos dias – O público tem até 4 de agosto para visitar a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”, que reúne o trabalho artístico de várias décadas de Elizabeth Jobim, uma das mais importantes artistas visuais contemporâneas. A coletânea apresenta mais de cem obras com diversas técnicas, como nanquim, grafite ou acrílica sobre papel, óleo sobre tela, tecido e óleo sobre linho costurado, carvão sobre papel e concreto pigmentado, madeira e granito.

Visita mediada – Na terça-feira (30),  às 16h30,  o museu promove uma visita mediada gratuita pela exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”. A ação será conduzida pela própria artista, uma das mais importantes das artes visuais contemporâneas. O encontro representará uma oportunidade de ampliar percepções sobre o processo criativo de suas obras. Ponto de encontro: Sala 3 do MON.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Ritchie – Um dos principais nomes da new wave brasileira que invadiu as estações de rádio nos anos 1980, o cantor Ritchie está celebrando os 40 anos de lançamento de seu primeiro álbum solo – “Voo de Coração”, que apresentava a canção “Menina Veneno”. A apresentação acontece sábado (27), às 21h15. Ingressos disponíveis em Disk Ingressos.

Balé Teatro Guaíra – “Contraponto” – O universo interior é o elo entre as duas coreografias de “Contraponto”: “Castelo” e “Anima – imensidão adentro”. Os trabalhos coreográficos são assinados por nomes de destaque da dança: Alessandro Sousa Pereira (Castelo) e Alan Keller (Anima). O espetáculo do Balé Teatro Guaíra estreou em 2023 e foi sucesso de público. A apresentação acontece nos dias 01, 02 e 03 (quinta, sexta e sábado), às 20h30. Os ingressos a R$10 e R$20 estão disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma DeuBalada.com.

Guairinha

“Chico Mello e Hélio Brandão: O Reencontro” – O evento reúne dois grandes nomes da música paranaense. O projeto “Chico Mello e Hélio Brandão – O Reencontro” acontece em duas apresentações (27 e 28), às 20h, e promete reviver a colaboração que marcou a carreira dos músicos a partir da década de 80 e que continua a influenciar a música local e internacional. Ingressos pelo DeuBalada.

Teatro José Maria Santos

“Bom dia, grupo!” –  Grupo de teatro Antropofocus, que há 23 anos explora variadas vertentes do humor, estreia seu novo espetáculo “Bom dia, grupo!”. A sátira aborda a maneira como utilizamos a tecnologia dos celulares em nosso dia a dia, destacando temas como o excesso de tempo olhando para a tela, a falta de comunicação interpessoal, os cancelamentos virtuais e os golpes digitais. As apresentações acontecem nos dias 1 a 4 e de 8 a 11 de agosto de 2024  Quintas a sábados, às 20h; no sábado (10): sessão extra às 18h , Domingos, às 19h. Disk Ingressos.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição. 

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ na primeira sessão, e “Minha mãe é uma peça 3″ na sessão das 20h. Os horários de exibição estão detalhados no site da Cultura

Iguatu  – Sexta (26). Local: Centro de Eventos

Braganey – Sábado (27). Local: Em frente à Praça Padre Paulo

Altamira do Paraná – Domingo (28). Local: Praça Central.

Os municípios abaixo exibem “As Aventuras do Avião Vermelho”, às 19h, e “O Palhaço”, às 20h30. A exceção é Tamboara, com exibições às 18h e 19h30.

Nova Aliança do Ivaí – Sexta (26). Local: Praça da Matriz

Tamboara – Sábado (27). Local: Praça Isabel Marcos Beltrame

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Notícias Recentes

- Advertisment -