Neste momento a eleição em Foz do Iguaçu está polarizada entre Paulo Mac Donald (PP) e o General Silva e Luna (PL), com vantagem para o candidato do Progressistas, mas a esquerda quer jogar água no chopp dos dois candidatos da direita, esta semana, a esquerda bateu o martelo para criar uma frente progressistas, tendo como nome para a sucessão de Chico Brasileiro, Airton José, do PSB de Luciano Ducci, e com apoio fundamental da Federação Brasil da Esperança (PCdoB/PT/PV).
Airton José ainda tenta atrair o PDT de Goura Nataraj, com pepinos para resolver a nível nacional por orientação do presidente nacional Carlos Lupi, devido a intransigência do PT em retirar a candidatura de Rogério Correia, em Belo Horizonte, para apoiar Duda Salebert (PDT).
Como em Curitiba, a aliança com o PSB tem seus pontos críticos, dois prefeituráveis do PT, Dilto Vitorassi e Fernando Duso sentam a ripa na Frente Progressista de Esquerda, contrariando as determinações da Executiva Nacional, comandada pela deputada federal Gleisi Hoffmann.
O PCdoB marcou convenção para o dia três de agosto para fechar o apoio a Airton José, mas no dia 31, o PV, faz a convenção dela seguindo o mesmo caminho dos comunistas.
O PT cheio de contradições divulgou a convenção para o dia 1º de agosto, em sete dias, e deve seguir a determinação nacional de apoiar Airton José.