O Corpo de Bombeiros esteve novamente na CEU (Casa do Estudante Universitário). Isso já havia ocorrido em dezembro de 2023 quando o órgão aplicou uma multa de 66 mil reais por irregularidades, segundo informações da instituição. Como a Diretoria não resolveu os problemas, foi dado um prazo extra até hoje, se não forem resolvidos os problemas poderá sofrer interdição.
Os problemas apontados pelo Corpo de Bombeiro vão desde falta de fixação de extintores, falta de mangueira com saída de água, corredores de rota de fuga obstruídos, luminária de alerta de emergência com falha de funcionamento, além de problemas na estrutura elétrica.
O Corpo de Bombeiros na semana passada fez uma nova vistoria e apontou novas irregularidades, além daquelas apontadas em dezembro do ano passado, que não foram solucionadas.
Agora determinou-se que a CEU regularize e emita um TAC e ART, através de um profissional habilitado até a próxima sexta-feira, caso contrário, canetada de 66 mil, pois, o prazo dado em dezembro já se esgotou.
O Ministério Público do Paraná responsável pela fiscalização da Fundação CEU vai ser alertado dos riscos que os 300 moradores correm, diante da possibilidade de uma tragédia.
A CEU tem problemas estruturais, no sistema de esgoto, apontados pela Sanepar, elétrico, apodrecimento e filtração no telhado. Os problemas veem se agravando desde que a administração Gustavo Fruet e Rafael Greca deixaram de cumprir as cláusulas do convênio de reforma, com permuta do potencial construtivo.
O serviço foi deixado de lado porque duas empreiteiras contratadas pela prefeitura faliram. A CEU entrou com ação judicial, mas o processo não tem solução desde a paralisação das obras, em 2012.
Os diretores tentaram contato com vereadores, deputados federais e estaduais do PT e não conseguiram nada, nem mesmo com o presidente da Itaipu, Enio Verri, a coisa andou.
O presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já foi alertado do problema da CEU, assim como a primeira dama Janja da Silva, ambos fazem de conta que não sabem de nada.